Asteroide Apophis vai colidir com a Terra? Nasa responde

Após sua descoberta em 2004, o asteroide 99942 Apophis foi identificado pela Nasa como um dos mais perigosos que poderiam colidir com a Terra.

Com cerca de 340 metros de diâmetro e estimadas 41 milhões de toneladas, o Apophis ganhou notoriedade como um asteroide que poderia representar uma séria ameaça ao nosso planeta.

Inicialmente, os astrônomos previam que ele passaria perto da Terra em 2029 e até elaboraram uma avaliação de possível impacto, somente agora esclarecida com grande alívio.

Apophis não vai colidir com a Terra nos próximos 100 anos

Os resultados de uma nova campanha de observação de radar, combinada com uma análise precisa da órbita, ajudaram os astrônomos a concluir que não há risco de o Apophis impactar nosso planeta por pelo menos um século.

Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da Nasa, o risco de um impacto em 2029 foi descartado, assim como os outros futuros, em 2036 e em 2068.

Quando o Apophis sobrevoou a Terra por volta de 5 de março de 2021, os astrônomos aproveitaram a oportunidade para refinar a estimativa de sua órbita ao redor do Sol com extrema precisão.

Isso permitiu os cientistas a excluir com segurança qualquer risco de impacto nos próximos anos.

“Um impacto em 2068 não está mais entre as possibilidades, e nossos cálculos não mostram nenhum risco de impacto por pelo menos 100 anos”, garantiu em comunicado Davide Farnocchia, engenheiro de navegação e pesquisador do CNEOS.

Fonte: MSN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *