Abril azul – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje, 02 abril, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.  O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que causa problemas na comunicação, na socialização e no comportamento.  A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 com  a intenção de estimular a sociedade a ter um maior conhecimento sobre o assunto.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida e é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta na primeira infância, independentemente de sexo, raça ou nível socioeconômico.

O TEA é caracterizado principalmente por: interações sociais únicas; formas não padronizadas de aprendizagem; forte interesse em assuntos específicos; inclinação para rotinas; dificuldades em formas típicas de comunicação;  e maneiras particulares de processar informações sensoriais. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

A data de hoje tem a importância de destacar a luta das pessoas autistas e suas famílias pelas garantias da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal.

Não existem pesquisas sobre o número de autistas no Brasil. A estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas no país sejam autistas, de acordo com o Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, que estima um caso de autismo a cada 110 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *