Um vídeo mostra o momento em que o animal é resgatado e levado para uma área de mata

Manaus – Um caso inusitado aconteceu, no último domingo (11), em um ônibus da linha 450, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Uma cobra, aparentemente uma Sucuri, foi encontrada alojada dentro do motor do coletivo. 

Pelas redes sociais, um vídeo mostra o momento em que o animal é resgatado e levado para uma área de mata, após muita insistência dos homens no resgate da cobra. 

De acordo com a empresa Viação São Pedro, ao perceber a situação, o motorista estacionou o veículo e iniciou o procedimento para retirada do animal. A empresa afirmou que não havia passageiros no coletivo e que antes de cada viagem os veículos são inspecionados.

Fora do Habitat

Conhecida como Anaconda, a cobra é uma das grandes serpentes não peçonhentas do mundo, sendo considerada a maior do Brasil. Ela considerado um animal semiaquático, cujo habitat abrange tanto a água de rios e a parte terrestre.

Porém, por se movimentar mais rapidamente na água, a Sucuri prefere locais alagados, como pântanos. Entretanto, a interferência do homem, em áreas que são ambientes próprios destes animais, ela pode ser encontrada em locais inusitados.

O que fazer nestes casos? 

Diariamente, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (PAAM) realiza resgate de animais silvestres. A ação é feita de segunda à sexta feira, de 8h às 14h. 

A população também pode recorrer as redes sociais do instituto como Facebook (@IpaamAm), Instagram (@IpaamAm), Twitter (@IpaamAm1), além do número de contato da Gerência de Fauna (GFAU) do Ipaam no número: (92): ‪2123-6739.