Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira, 14, para confirmar sua inscrição para vaga em uma universidade pública do país. Na semana passada o MEC havia estendido o prazo de encerramento do Sisu horas antes do encerramento que estava programado para a última sexta-feira.

Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e não pode ter prestado o exame na condição de treineiro.

O sistema do Sisu não está mais utilizando a chamada “dupla classificação” ou “nota fantasma”, que gerou grande volume de reclamações dos estudantes por elevar temporariamente as notas de corte – o que tirava a referência sobre chances de classificação.

O Sisu é um sistema que usa as notas do Enem para que candidatos tentem uma vaga nas universidades públicas brasileiras. Durante os 4 dias em que a plataforma fica aberta para inscrições, os estudantes podem mudar livremente as duas opções de curso e universidade que indicam em seu perfil.

Até 2020, a concorrência pelas vagas só levava em conta a primeira opção assinalada pelo candidato. Mas, no Sisu passado, o MEC introduziu sem aviso um novo modelo em que as duas opções são computadas na disputa por vagas

Cronograma Sisu

– o resultado sai na sexta-feira – 16;

– as matrículas nas instituições de ensino serão realizadas no período entre 19 e 23 de abril.

– estudantes que não forem chamados para uma vaga nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera que estará aberta entre 16 e 23 de abril.

Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e não pode ter prestado o exame na condição de treineiro.