Na manhã desta terça-feira, 20, o governador Gladson Cameli participou de uma reunião com o representante da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) e informou que irá publicar um decreto autorizando a reabertura do comércio aos finais de semana em todo o estado do Acre. A medida deve ser publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira, 22, e entrará em vigor no sábado, 24.

A decisão se baseia na redução dos índices da pandemia nos últimos 10 dias. “Estamos aqui reunidos com a classe empresarial e como temos sinais de diminuição dos casos da pandemia, nada mais justo que diminuir também as restrições. A ideia é deixar os finais de semana com as mesmas regras da semana”, declarou.

O governador explicou ainda, que a medida de toque de recolher estará mantida das 22h às 5h, durante os sete dias da semana. “Está mantida essa medida, apenas vai encerrar o decreto de 19h às 5h que estava em vigor ao fim de semana. Temos que manter os cuidados necessários e virar essa página”, ressaltou.

O presidente da Acisa, empresário Marcelo Moura, disse que a medida do governo mostra a sensibilidade do governo com o pequeno, médio e grande empresário, que tira o sustento da família por meio do trabalho. “É uma satisfação receber uma notícia como essa, tendo em vista a situação dos empresários do nosso estado. Isso mostra o compromisso do governo em salvar vidas e empregos”, agradeceu.

João Paulo Setti Aguiar, Procurador Geral do Estado, explicou que a reabertura do comércio não significa que o governo está reabrindo todas as atividades. Seg Shows e espaços públicos ainda deverão se manter fechados. “O decreto vai entrar em vigor no sábado (24 de abril). A gente está terminando o decreto de medida extraordinária de fechamento das atividades aos finais de semana”, disse.

O Acre voltará à Bandeira Vermelha aos finais de semana, onde as atividades só podem funcionar com as regras vigentes dessa fase, que consistem lotação máxima de 20% dos espaços. Bares e restaurantes vão poder funcionar até às 22h da noite.