WhatsApp lançou nesta terça-feira (4) no Brasil a nova função de pagamentos pelo mensageiro, o WhatsApp Pay. Agora, os usuários poderão realizar transferências usando cartões pré-pagos, de débito ou cartões múltiplos com a função de débito sem pagar taxas.

A empresa ressalta, no entanto, que o banco poderá cobrar taxas pelo uso do cheque especial e a operadora poderá taxar o uso de dados móveis. A nova função já está sendo discutida desde o fim de março, quando o Banco Central autorizou o recurso. No entanto, o Facebook, proprietário do mensageiro, manteve sigilo sobre a data de lançamento.

WhatsApp PayA empresa divulgou a novidade em seu site oficial (Reprodução)

Com a nova funcionalidade, será possível ver o status das transferências e todo o histórico de transações realizadas diretamente nas conversas. Em relação à segurança, a empresa explica em seu site oficial que o usuário só poderá aprovar atividades financeiras com o PIN do Facebook Pay ou com a biometria do celular. Além disso, os dados do cartão serão protegidos com criptografia – assim como todas as conversas no app.

Para começar a utilizar o serviço, basta adicionar uma única vez o cartão emitido por um dos bancos participantes. Confira no site oficial como configurar o serviço no seu aplicativo.