O ex-secretário de Educação, professor Mauro Sérgio Cruz divulgou uma carta aberta, aos Diretores da Secretaria de Educação do Estado do Acre – SEE. O documento foi dirigido aos Chefes de Departamentos; aos Coordenadores e Equipes dos Núcleos de Ensino; aos Funcionários e colaboradores; Diretores, Coordenadores de Ensino e Pedagógicos, aos Professores, alunos, Funcionários de Apoio e demais servidores da Educação.

Na carta de despedida, o ex-secretário agradeceu o apoio do governador Gladson Cameli e secretários, “gostaria de agradecer ao Governador Gladson Cameli pelo apoio e confiança pelo trabalho que realizamos a frente da SEE e aos demais Secretários (as). Saio da SEE, mas não do governo”.

Na carta, Mauro Sérgio pede desculpas pelos fatos ocorridos disse ter certeza da inocência dos investigados. E lista uma série de feitos e ações de sua gestão na Secretaria. “Deixo a SEE com a consciência tranquila! Pois trabalhei com planejamentos, com projetos educacionais e com a dedicação de uma equipe de profissionais nota dez!”, afirma. E deseja sucesso à nova secretária, a quem chama de “querida amiga”.

Confira a carta na íntegra:

Carta de despedida

Aos Diretores da Secretaria; aos Chefes de Departamentos; aos Coordenadores e Equipes dos Núcleos de Ensino; aos Funcionários e colaboradores amigos da SEE; aos Diretores, Coordenadores de Ensino e Pedagógicos, aos Professores; aos queridos alunos; aos Funcionários de Apoio e demais servidores da Educação Acreana,

Meu muito obrigado por tudo!

Nesses dois anos à frente da SEE sempre buscamos trabalhar visando o melhor para as escolas e alunos da rede estadual. Em nenhum momento o foco foi outro!

Durante este período sempre procurei atender com respeito, carinho e amizade a todos! Nunca coloquei o meu cargo acima dos valores que acredito!

Por isso, peço-lhes desculpas pelos fatos ocorridos! Tenho a plena certeza na inocência dos amigos que estão sendo investigados: Márcio Mourão, Javã, Cléber e Lane. Todos têm a minha solidariedade e amizade! O tempo é o senhor da verdade!

Por fim, gostaria de agradecer ao Governador Gladson Cameli pelo apoio e confiança pelo trabalho que realizamos a frente da SEE e aos demais Secretários (as). Saio da SEE, mas não do governo!

Não posso deixar de reconhecer que este período não foi marcado por atrasos, pelo contrário, mas por avanços, conquistas e por muito trabalho, visando melhorar os indicadores educacionais acreanos!

Basta verificar os resultados do último IDEB, onde o Ensino Fundamental ficou em primeiro lugar na região Norte e em quinto, em âmbito nacional. O ensino médio avançou, mas ainda precisa avançar mais! Por isso, idealizamos, conforme o projeto de governo liderado pelo governador Gladson, as Escolas Vocacionadas que iniciarão suas atividades no dia 10, com o objetivo de desenvolver as aptidões dos alunos e mantê-los por mais tempo na escola.

Deixo a SEE com a consciência tranquila! Pois trabalhei com planejamentos, com projetos educacionais e com a dedicação de uma equipe de profissionais nota dez!

Vital Didonet afirma: “para você me educar você precisa me conhecer”! E foi o que fiz: visitei escolas em lugares distantes e esquecidos de nosso Estado, aldeias indígenas, escolas rurais, algumas delas nunca visitadas por um Secretário!

Reformamos e levamos melhores condições para muitas dessas escolas frequentadas pelos nossos alunos: segundo prato, uniformes, ônibus escolares, computadores, Chrome books, kits escolares para os alunos do campo, instrumentos musicais para as escolas (kits fanfarras), conjuntos escolares, escolas militares (+ duas neste ano de 2021), Programa Escola em Casa (ensino a distância e apoio pedagógicos para professores e alunos neste período de pandemia), contratações de professores efetivos, apoio pedagógicos e formação continuada aos docentes e equipes gestoras (criamos um Departamento de Formação dos Servidores da Educação, onde se ministram cursos de qualificação profissional), Departamento de Inovação e novas Tecnologias (Viver Ciências nos 22 municípios acreanos, oficinas de robótica para alunos e professores), Implantação em parceria com a Unicef do Programa Busca Ativa visando combater a evasão escolar e etc…

Não fui um Secretário de gabinete, de protocolos e distante de todos. Fui um peregrino a serviço do ensino! Poderíamos avançar mais e obter bons resultados no futuro! Tarefa que será responsabilidade de todos nós que fazemos e acreditamos na educação!

Aos professores da rede e amigos que atuam nos sindicatos e Codep, peço-lhes desculpas por não conseguir obter, um aumento real para a categoria, bem como para os diretores e coordenadores, mas todos são sabedores que não faltou da nossa parte sensibilidade, diálogos e tentativas para atender, levando em consideração o momento em que vivemos, as reinvindicações (VDP, revisão do plano de carreira e a repasse da inflação…).

Saibam que agradeço a todos! Saio de cena, na torcida para que a nova Secretária, minha amiga querida e muito competente, com a sua nova equipe, possa fazer muito mais à frente da SEE! A torcida será grande!

Que o Bom Deus os abençoe! Estaremos juntos com a educação acreana, pois somos educadores e professores e em nossas escolas queremos sempre o melhor!

Deus permaneça sempre com vocês! Não guardem mágoas de mim, apenas fiquem com a imagem de um ser humano que procurou fazer o bem e que acredita no poder transformador da educação!

Abs

Professor Mauro