Durante o grande expediente da sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (11), o deputado Pedro Longo convidou os demais parlamentares e populares para participarem da audiência pública sobre o Projeto de Lei de concessão de florestas públicas.

O evento acontecerá na próxima quinta-feira (13) e é uma proposta do líder do governo na Casa do Povo.

O debate, de acordo com Longo, já vem se desdobrando desde outras gestões e é de interesse do atual governo.

“Queremos tratar da conservação das florestas públicas, descobrindo formas de produção sustentável, estimulando o desenvolvimento econômico regional e melhorando a qualidade de vida das populações que vivem no entorno dessas áreas”, destacou.

O parlamentar destacou que as concessões para manejo sustentável nas florestas públicas vai contemplar também associações comunitárias e cooperativas que poderão se habilitar para participar das licitações, além de manter áreas para o extrativismo e a pesquisa.

Além disso Longo registrou que aqueles que assumirem a gestão das concessões terão também responsabilidades em manter o domínio evitando invasões e promover o georreferenciamento das áreas.

A lei federal que dispõe sobre a gestão de florestas públicas para produção sustentável já foi sancionada pela Presidência da República em 2006.

“Vamos juntos discutir, pensar em novos caminhos e encontrar maneiras de lutarmos pelo desenvolvimento do nosso Estado, sempre cuidando do que temos e usando os recursos possíveis”, finalizou.