Uma das mais irreverentes escolas de samba do Rio de Janeiro, a São Clemente, de Botafogo, zona sul, decidiu homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo no carnaval de 2022, com o enredo “Minha vida é uma peça”. A decisão de reverenciar a obra do artista, vítima da Covid-19 na última terça-feira (4), aos 42 anos, foi anunciada nesta sexta-feira (7), pelo presidente da agremiação, Renato Almeida Gomes. 

Para isso, a escola precisou trocar de enredo. Até então, o tema que seria levado à Marquês de Sapucaí no próximo carnaval seria “Ubuntu”, uma filosofia africana com mensagens de humanismo e amor ao próximo. A guinada foi uma sugestão do ex-carnavalesco Milton Cunha, que assinou diversos desfiles pela agremiação. 

“O Milton me ligou falando sobre a obra e a vida do Paulo Gustavo. A história me emocionou e tocou meu coração. É uma homenagem a um personagem que tem tudo a ver com a São Clemente, que é conhecida pela irreverência, pelo humor e pela leveza. A escola toda recebeu a notícia muito bem. Quantas pessoas ele fez feliz até hoje?”, afirma Renato Gomes. 

Paulo Gustavo desfilou pela agremiação da Zona Sul, no carnaval de 2013, como destaque, interpretando sua personagem mais popular: Dona Hermínia, quando a São Clemente apresentou o enredo “Horário nobre”, que exaltava as novelas brasileiras. Na quarta-feira de cinzas, a agremiação terminou a apuração do carnaval carioca em 13º lugar. A São Clemente será a quarta escola a desfilar na noite de sábado (27/02) do carnaval carioca. 

Logo em seguida, se apresenta a atual campeã Viradouro, escola de Niterói, onde nasceu Paulo Gustavo. O ator e humorista desfilou para vermelho e branco em 2015.