Após meses de expectativa, entrou em operação no dia 10 de maio na Espanha a nova operadora de trens-bala Ouigo, pertencente à empresa ferroviária francesa SNCF, que fará diariamente a rota Madrid-Barcelona. Serão 10 viagens diárias, 5 em cada sentido, com paradas em Tarragona e Zaragoza, no nordeste da Espanha, em um total de duas horas de viagem cada trecho. O trem tem capacidade para 509 pessoas distribuídas em dois andares.

Para conseguir tarifas a partir de 9 euros nos dias de semana e 15 euros nos finais de semana é preciso comprar o bilhete com antecedência diretamente no site.  Em uma simulação, encontramos passagens por 9 euros para viajar em junho.

 (Ouigo/Divulgação)

As primeiras 10 mil passagens foram vendidas a 1 euro em setembro do ano passado, conforme noticiou a colunista Adriana Setti, que vive na Espanha. Até então era mais barato ir de Madrid para Barcelona de avião do que de trem. Segundo a direção da Ouigo, o objetivo da empresa é ampliar a rede de destinos, oferecendo o mesmo serviço e preço para rotas até Valência, Alicante, Córdoba, Sevilha e Málaga.