A prefeitura de Rio Branco, por meio da Diretoria de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá nos dias 21 e 22 de maio, o Programa de Saúde na Comunidade.

O cronograma de atividades iniciará na comunidade do Barro Vermelho, contemplando a Vila Jorge Kalume, Estrada do Barro Vermelho e Dias Martins e os ramais da Piçarreira, Junqueira, Jucá e Adauto Frota.

As Ações de Saúde serão realizadas na Escola Jorge Kalume, localizada no Barro Vermelho KM 12, Estrada Dias Martins Nº 9575, Distrito Industrial, das 8h às 15h e contará com 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, odontólogos, oftalmologistas e auxiliares administrativos.

A comunidade terá acesso aos seguintes serviços: Consultas Médicas e de Enfermagem; Consulta em Oftalmologia; Consulta e procedimentos Odontológicos; Realização de PCCU;  Realização de pré-natal; Aferição de pressão arterial; Testes de glicemia capilar; Testes rápidos (HIV, HB, HC, SÍFILIS); Acompanhamento do bolsa família;  Atualização do calendário vacinal; Coleta e análise de lâminas de Leishmaniose e Malária; Distribuição de medicamentos; Atividades lúdicas infantis e Palestras educativas.

De acordo com a diretora de Assistência em Saúde da Semsa, Sheila Carvalho, os atendimentos nesse período de pandemia vão obedecer a todos os critérios sanitários. “As pessoas que forem atendidas ganharão um kit contento álcool em gel e máscara”, informou a diretora.

A expectativa é que sejam realizados 240 atendimentos médicos, 48 coletas de PCCU, 100 atendimentos oftalmológicos e 56 atendimentos de odontologia. “Fora isso, a Semsa fechou uma parceria com a secretaria Estadual de Educação para trabalhar atividades lúdicas sobre a pandemia com as crianças que estiverem presentes. Elas irão aprender, entre outras coisas, o uso correto de usar a máscara, como utilizar o álcool em gel e fazer distanciamento social”, concluiu Sheila Carvalho.