Comitiva da OCB/AC em parceria com representantes da Sepa viajam até Santa Rosa do Purus para levar soluções aos produtores e cooperados da Cooarp

Na última sexta-feira, 21, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre – (OCB/AC), Valdemiro Rocha participou do projeto Caravana da Produção, da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), em Santa Rosa do Purus.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Acre juntamente com a Sepa, que tem como objetivo ouvir os produtores e juntos pensarem em soluções que contribuam para alavancar o setor produtivo em cada município.

Seguindo com a agenda da Sepa, Valdemiro Rocha viajou juntamente com o secretário estadual, Neném Junqueira e a diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que foram até o município de Santa Rosa do Purus, para conhecer a realidade e ouvir os produtores rurais do município, a fim de, juntos buscarem alternativas para o fomento e desenvolvimento do setor produtivo local.

A caravana pousou no município por volta das 9h30min da manhã de sexta-feira, 21, e foi recepcionada pelo presidente da Cooperativa Agroecológica do Rio Purus – Cooarp, Aldemar Costa e o tesoureiro da cooperativa, José Ueliton, que acompanharam a comitiva até as áreas rurais de alguns produtores, com a intenção de mostrar a importância do cooperativismo em um município com as limitações geográficas como Santa Rosa do Purus.

O município, atualmente, possui cerca de 8 mil habitantes, que em sua maioria sobrevivem da agricultura familiar e produção de gado de corte. Entretanto, a falta de infraestrutura, logística e acesso ao município, no qual só se pode chegar por avião ou barco, dificulta a produção e escoamento de tudo que se produz.

Para Aldemar, a cooperativa com o apoio do Estado, o município de Santa Rosa do Purus só tem a ganhar com o cooperativismo.

Impressões

“Nunca tivemos o apoio de nenhuma autoridade, e temos muita dificuldade para produzir. Agora com essa visita acredito que vamos ter mais esperança e meios para produzir. A união das forças da Sepa, com as formações, e estrutura da OCB/AC, vai permitir, a gente, aprender o que é o cooperativismo e colocar em prática. Isso é muito bom para nós.” Destaca.

Jakson Monteiro, vive da produção de peixe, mandioca, farinha e banana, a pelo menos seis anos. O produtor acredita que o apoio do Estado e estabelecimento da cooperativa devem melhorar as condições de produção e consequentemente os preços dos produtos no município.

“A partir do momento em que chegar à abundância nas mesas e nas feiras de um município desse, os preços caem. A minha vontade é ver as pessoas que hoje não tem a oportunidade de pagar em um quilo de carne, um quilo de farinha, no momento que tiver em abundância os preços irão cair, e essas pessoas vão poder pagar. Então a organização dessa cooperativa e o apoio rural vai baratear nossos produtos.” Pontua, Jakson.

O presidente da OCB/AC, Valdemiro Rocha destaca. “Eu acho que a vinda das instituições do Sistema Sepa, e os dirigentes dessas instituição poderem ouvir dos associados as principais necessidades, principalmente para o setor de produção agropecuária, foi bem importante, e acredito que para a equipe do Sescoop, também, foi muito interessante poder ver e ouvir os principais desafios e necessidades da Cooarp, e acredito que a partir de agora a cooperativa vai poder dar início a um novo ciclo”.
Após as visitas às propriedades rurais, os produtores e cooperados foram convidados a participarem da primeira reunião de alinhamento da Cooperativa Agroecológica do Rio Purus, que está em fase de constituição. O encontro contou com a participação de aproximadamente 40 trabalhadores, que saíram com a esperança de que a partir dali, unirão forças para elevar a produção e renda familiar em Santa Rosa do Purus.

A Cooarp está nascendo com o objetivo de unir os produtores do município para tentar levar, por meio do cooperativismo, o desenvolvimento sustentável para as famílias e sociedade, tendo assim, a chance de elevar a economia e produção de renda local.