Você está em busca de bons produtos para transição capilar? Segundo a cabeleireira especializada em crespos e cachos Julliane Padilha, “essa é uma fase em que a pessoa deixa de usar química para que o cabelo natural possa crescer”. Se interessou pelo tema? Então, acompanhe as dicas nesta matéria.Índice do conteúdo:

Dicas de produtos para passar pela transição capilar

ISTOCK

Para Julliane, “o primeiro passo para escolher um creme é conhecer seu fio, sua espessura, entender o momento que ele está e como se comporta. Se os fios são grossos, ásperos, etc”. A seguir algumas indicações da cabeleireira para quem vai comprar os produtos para transição capilar.

  • “Cremes mais grossinhos são mais hidratantes e podem ser usados em cabelos cacheados e crespos. Mas os cremes levinhos, como mousses, géis e gelatinas são indicados para cabelos ondulados”.
  • “Shampoos hidratantes podem ajudar a desembaraçar o cabelo, evitar o ressecamento e deixá-los mais leves”.
  • “Os produtos à base de óleos vegetais e manteigas são ótimos para cabelos naturais, cada um com sua indicação. Por esse motivo, é importante a menina conhecer seu fio, sua curvatura”.
  • “A texturização com o creme de pentear é a melhor amiga da transição. Temos várias opções e uma vai se encaixar melhor para cada menina até o momento do corte final”.
  • “O crescimento capilar é genético e não mudamos isso. Mas uma alimentação rica em vegetais verdes escuros, cenoura, beterraba, ovos, carne vermelha, sempre acompanhada por um nutricionista, é garantia de fios fortes e saudáveis”.
  • “A gelatina é um produto aliado, que ajuda a modelar os fios”.

Julliane ressaltou a importância do corte para antes do Big Chop, que é o momento de “retirar a parte processada”. Além disso, concluiu que “o corte pode ser parcial ou total”. Mas em todas as fases, a escolha dos produtos para transição capilar certos faz muita diferença na aparência dos fios.

Os melhores produtos para transição capilar

Recuperar os fios danificados e dar um ar saudável aos cabelos nesse momento parece um tanto complicado, não é mesmo? Então, se você está na saga dos produtos que podem dar certo e ajudar a enfrentar esse processo, certamente vai gostar da listinha abaixo. Então, confira as indicações das blogueiras:

1. Creme para Pentear Divino Potão, da Skala – $

Sabe aquele creme baratinho que você não leva muita fé? É o caso do Divino Potão. Esse é um dos produtos para transição mais utilizados tanto por meninas que já estão passando por essa fase quanto por cacheadas. Sua fórmula é suave e além de hidratar e modelar os fios, ele elimina o frizz e dá vida a cabelos opacos.

“Ficou legal, eu gostei do resultado. Ele está brilhoso e definido do jeito que eu gosto. [..] O cabelo está bem leve, bem leve mesmo, está com cheirinho suave.” – Sarah Silva

2. Tônico Fortalecedor SOS Bomba Crescimento Acelerado, da Salon Line – $$

O tônico fortalecedor ajuda no crescimento dos fios, pois age na raiz, estimulando o couro cabeludo. O produto possui whey protein, biotina, café e é vegano. Ele também auxilia na queda e quebra, além de ser indicado para todos os tipos de cabelos. Então, se você quer intensificar os cuidados com o crescimento das suas madeixas, essa é uma ótima opção.

“É garantido que você vai usar esse produto e o seu cabelo vai crescer porque você vai estar dando uma injeção nele de substatros, substâncias e nutrientes que naturalmente a gente não está acostumado a entregar para o nosso cabelo.” – Juju Franceschi

3. Creme De Tratamento Capilar Manteiga Reconstrutora Light Meus Cachos, da Embelleze – $$

Quem está deixando os cabelos naturais novamente também vai amar conhecer esse produtinho. Ele é um dos produtos para transição capilar mais queridinhos, pois além de ser bom, também possui um ótimo custo benefício. Ele deixa um resultado incrível e possui a função de restauração, reconstrução e nutrição. Sem falar que ele dá um brilho extremo e é liberado de silicones, parabenos, petrolatos e sulfato.

“Você se engana pelo pote pequeno. Ele é bem concentrado e bem consistente. Você pode pegar pouco que vai espalhar bem no seu cabelo que ele rende bastante.” – Nina Gabriela

4. Meus Cachos Rituais Equalizador para Dupla Textura, da Novex – $$

Esse creme é ideal para quem ainda está naquela fase complicada com duas texturas de cabelo, pois ele ajuda a equalizar as duas partes, modelar e manter os cachos. Sua fórmula é altamente nutritiva e possui óleo de linhaça, colágeno e azeite de oliva, que reduzem o ressecamento. Isso sem falar no cheirinho, que é uma delícia.

“Fazia tempo que eu não utilizava nada com colágeno e, como podemos ver, deu supercerto. O meu cabelo é muito fino e mesmo utilizando grande quantidade não pesa nada no meu cabelo.” – Coisas da Karol

5. Creme para Pentear Maria Natureza Super Frutas Cachos e Crespos, da Salon Line – $$

O creme Maria Natureza é um produto vegano que atende bem às crespas e cacheadas em transição. Ele possui óleo de semente de uva, óleo de abacate e promete hidratar os fios e controlar o frizz desde a sua primeira aplicação. E o melhor de tudo é que ele pode ser usado em crianças a partir de 3 anos com cabelos naturais, juntamente com a mamãe em transição.

“Ele é maravilhoso, é um creme de pentear leve. Ele vai conseguir atender tanto o seu cabelo que está vindo natural quanto um pouqinho que você quiser passar no resto do seu cabelo. […] Normalmente quando a gente está enfrentando o processo de transição capilar, a gente tem multiplas texturas no cabelo. E às vezes nosso cabelo por estar alisado, ele está realmente muito fino, muito debilitado. Então o creme de pentear é o melhor caminho.” – Juju Franceschi

6. Queratina Líquida, da Niely Gold – $$

A queratina líquida da Niely Gold é perfeita para ser usada por cabelos que estão sem vida e precisando de uma reconstrução profunda. Na sua primeira aplicação já é possível ver os resultados de um fio mais resistente. Porém, tenha em mente que esse é um daqueles produtos para transição capilar que só pode ser usado poucas vezes no mês, para não correr o risco de você ter o efeito rebote.

“Eu gosto muito dessa queratina porque além dela reconstruir o cabelo, ela não deixa aquele aspecto de cabelo duro ou pesado. […] É por isso que eu gosto bastante dela.” – Daiane Nascimento

7. Gelatina Transição Capilar Tô de Cacho, da Salon Line – $$

As gelatinas da linha Tô de Cacho são coringas durante a transição capilar. Elas têm o seu efeito potencializado quando são usadas em conjunto com um bom creme de pentear. Ou seja, você poderá abusar das misturinhas. Esse produto ainda tem ação hidratante e umectante, melhorando a estrutura danificada da fibra. A fórmula é liberada e 100% vegana.

“O cabelo está muito grosso, bem encorpado. […] Quanto mais amassa, mais os cachos vão realçando, muito brilho e muita definição. E não está áspero, está muito brilhoso.” – Nicole Pereira

8. Gel Líquido Modeling Curls, da Soul Power – $$$

O gel líquido da Soul Power possui um efeito parecido com o das gelatinas. Ele foi desenvolvido para quem está na fase das duas texturas capilares e precisa modelar os cachos. Ou seja, um dos produtos para transição capilar mais eficiente. Vale salientar que ele possui aminoácidos, colágeno vegetal e vitamina E, que é um poderoso antioxidante.

“O gel líquido é muito bom para dar firmeza para os cachos, para ajudar a definir e fazer o cacho durar um pouco mais. Por ele ser líquido, a textura não pesa tanto o cabelo, você consegue dosar melhor a quantidade. É muito bom mesmo. Eu acho que é um produto fundamental se você está em transição capilar e o cabelo está tendo a dificuldade de definição.” – Daianne Possoly

9. Creme de pentear Definição Intensa cabelos cacheados e crespos, da Salon Line – $$$

Esse é um dos cremes mais indicados para quem possui os fios crespos, cacheados, ressecados ou está na transição capilar. Ele possui um efeito memorizador, que mantém os cachos durante mais tempo e ainda reduz o frizz. A sua fórmula é bem consistente e os cabelos ficam muito definidos.

“Eu particularmente gosto muito do – creme – rosa porque deixa meu cabelo muito definido e muito brilhoso. […] Olha como que está: muita definição meninas, muita definição, olha isso!” – Brubs Telles

10. Creme para Pentear Meus Cachos de Cinema, da Novex – $$$

Veja tambémBig chop: 55 fotos e tudo que você precisa saber antes de fazer o corte

Outro creme incrível dessa lista de produtos para transição capilar é o “Meus Cachos de Cinema”. Ele deixa os cabelos bem definidos e com um aspecto de “desmaiado”. Além disso, ele reduz bastante o frizz e o seu cheiro é bem docinho, mas nada enjoativo. Certamente, uma ótima opção para quem está com duas texturas e quer melhorar o aspecto dos fios.

“Eu tô apaixonada nesse creme, assim sério mesmo. Olha como ele deixou meu cabelo brilhoso, olha isso, supersoltinho! Meu cabelo não está pesado, está supersoltinho.” – Brubs Telles

11. Leave-in Cachos Ondulados e Abertos, da Amend – $$$

Esse leave-in é indicado para cabelos ondulados e em transição capilar. Por ter uma textura mais aquosa, ele dá um aspecto de leveza e suavidade aos cachos, perfeito para quem não gosta de produtos pesados. O creme possui óleo de coco, argan e oliva, mas não possui parabenos. Ou seja, é liberado para a técnica low poo.

“Pensa num leave-in maravilhoso? [..] Eu gostei muito e indico para quem está começando a transição capilar […] e o cabelo está com muitas fases.” – Laiine Ribeiro

12. Gel Finalizador Divine Curls, da Inoar – $$$$

Esse produto é vegano e perfeito para pessoas com cabelos cacheados e ondulados, que desejam ter os cachos definidos e saudáveis por mais tempo. O produto proporciona brilho, leveza e maciez, recupera a elasticidade e é livre de parabenos e sulfato.

“Eu gostei muito do resultado desse gel pelo poder de fixação dele. Como vocês podem ver, ele tem uma textura bem de gel mesmo, uma textura bem gelatinosa, bem pegajosa e por isso que ele fixa tão bem o meu cacho. Ele me dá muitos days afters e é por isso que eu gosto tanto dele.” – Gabi Vasconcelos

Encontrar os produtos certos pode fazer muita diferença no momento de definição dos cachos. Agora que você já conhece boas marcas, que tal mais algumas dicas? Então, confira ideias de penteados para cabelo em transição e arrase durante esse processo.