Uma fotografia divulgada, ontem, pelo órgão de comunicação social norte americano Defense One está correndo o mundo, mostrando os momentos de caos e desespero que os civis afegãos têm vivido nas últimas horas em Cabul, após a conquista da capital pelos talibãs. 

Na imagem, cedida à Reuters pelo referido meio, é possível ver o avião militar dos Estados Unidos C-17 Globemaster III lotado com afegãos que fugiram de Cabul. 

O Defense One adianta que fotografia foi tirada no domingo e que a aeronave transportou 640 pessoas, de Cabul para o Qatar, depois de centenas de civis terem subido pela rampa do avião.

Avião militar dos Estados Unidos C-17 Globemaster III lotado com afegãos© Reuters/Imagem cedida pelo Defense One

Importa recordar que várias pessoas morreram nesta segunda-feira, no aeroporto de Cabul, onde cidadãos nacionais e estrangeiros tentavam fugir do país, no primeiro dia do Afeganistão sob controle do movimento radical talibã desde a invasão dos Estados Unidos, em 2001.

Na madrugada desta segunda-feira, sublinhe-se, as forças militares norte-americanas dispararam para o ar para tentar dispersar as pessoas de tentar embarcar em voos militares.