São relatados danos “catastróficos” no sudeste do estado norte-americano do Louisiana, onde já morreu uma pessoa desde que, no domingo, o furacão Ida tocou terra, pouco depois do meio-dia, com ventos até aos 240 quilômetros/hora.

No vídeo acima, pode assistir à violência da tempestade. As imagens foram captadas pelas câmeras de videovigilância de uma casa de praia em Grande Isle, no Louisiana.

Sublinhe-se que o Ida registrou ventos de cerca de 280 km/h, quando a tempestade estava concentrada a cerca de 280 quilômetros a sudeste da costa de Houma, no Louisiana.

O furacão avançou e já atingiu terra, entretanto, perto de Fort Fourchon, a sul de Nova Orleans (na imagem acima), 16 anos depois de o furacão Katrina ter devastado esta região do sul dos Estados Unidos, provocando mais de 1.800 mortos.

O furacão Ida atingiu a categoria 4, com as autoridades norte-americanas a recearem um efeito devastador, o que as levou a procurar assegurar abrigos para as populações deslocadas.

Os hospitais de Nova Orleans enfrentam a tempestade já com as camas quase em lotação máxima devido à pandemia da Covid-19, existindo o receio de que os abrigos para aqueles que fogem ao Ida possam representar um risco adicional para novas infecções.