Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram na sessão desta quarta-feira, 1 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Projeto de Lei (PL) que prevê aos professores da rede estadual de ensino, que estão efetivamente na sala de aula, um auxílio financeiro do governo do Estado para aquisição de notebook e planos de internet. O projeto segue agora para sanção do governador Gladson Cameli (Progressistas).

O PL faz parte de uma ação governamental destinada a garantir, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes, a efetiva continuidade do Programa de Inovação Educação Conectada, previsto no Decreto Federal nº 9.204, de 23 de novembro de 2017.

Pela proposta, professor da AEE, tradutor intérprete de libras, professor brailista, professor mediador, professor de libras gestor pedagógico e diretor de ensino, que estiverem efetivamente em sala de aula, receberão um repasse em única parcela de até R$ 4.500 para comprarem um computador.

Essas categorias receberão mais um repasse de R$ 1.800,00 para pagamento do plano de internet, sendo que esse auxílio será creditado em até 18 parcelas, sendo a primeira referente ao mês de julho de 2021 e a última a ser paga até 31 de dezembro de 2022.