Ato foi realizado após prefeito classificar como “viadagem” a exposição de um vídeo por parte de um professor em uma escola do município

Manifestantes LGBTQIA+ fazem protesto contra prefeito Clésio Salvaro em Criciúma

Uma parada LGBTQIA+ foi realizada na tarde deste sábado (28) no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, em Criciúma. A manifestação acontece em defesa a um professor demitido de uma escola do município nesta semana, e por conta de uma fala considerada homofóbica do prefeito Clesio Salvaro.

A parada reuniu cerca de 600 pessoas e foi organizada pela vereadora Giovana Mondardo, que afirmou que vai entrar com uma ação no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra Salvaro.

“Estamos entrando com uma denúncia no Ministério Público contra o prefeito, pois é inadmissível que a homofobia seja tratada como opinião e que alguém que exerça o maior cargo público de uma cidade se porte desta maneira. Este não é um caso isolado, pois em 2017 já havia feito declarações bem semelhantes, atacando a população LGBT”, disse a vereadora.

A manifestação começou a ser organizada na noite de quarta-feira (25) após a divulgação de um vídeo polêmico de Clésio Salvaro, que falava sobre a demissão de um professor de Criciúma.

A polêmica

Salvaro divulgou um vídeo nas redes sociais na quarta onde fala da demissão de um professor de Artes que exibiu um clipe da música “Etérea” do rapper Criolo durante uma aula. O caso causou polêmica na cidade, já que muitas pessoas afirmavam que o vídeo continha cenas de erotização. O prefeito condenou a atitude do professor, e a classificou como “viadagem”.

“Nós não permitimos, nós não toleramos. Está demitido este profissional. Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer. Essa viadagem na sala de aula nós não concordamos”, disse o prefeito.

Tanto Salvaro, quanto a prefeitura de Criciúma, não se pronunciaram sobre a manifestação deste sábado.

Caetano Veloso posta charge com crítica ao prefeito de Criciúma após  demissão de professor | NSC Total