SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sete parques públicos da cidade de São Paulo terão postos de vacinação contra a Covid-19 neste domingo (12), das 8h às 17h. A ideia da Secretaria Municipal da Saúde é atrair jovens a tomarem o imunizante. Desde segunda-feira passada (6), vacinas da Pfizer -a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em menores de idade- são aplicadas para crianças e adolescentes a partir de 12 anos.

De acordo com a pasta, até as 13h de sexta-feira (10),cerca de 621,5 mil pessoas desse público, ou 73% da meta, tinham tomado a vacina contra o novo coronavírus na capital.

Também vai funcionar um mega postos para pedestres na galeria Prestes Maia, na praça do Patriarca, na região central, no mesmo horário. Ao contrário de fins de semana anteriores, farmácias que fazem vacinação na avenida Paulista não vão aplicar os imunizantes neste domingo.

Além dos adolescentes, também podem ser vacinados neste domingo quem precisa de segunda dose da Coronavac ou da Pfizer.

A cidade de São Paulo está sem o imunizante AstraZeneca. A secretaria esperava para este sábado (11) a chegada de 165 mil vacinas da Pfizer para aplicação de segunda dose no lugar da marca que está em falta.

Idosos a partir de 90 anos também receber a terceira dose da vacina. Segundo a gestão Ricardo Nunes (MDB), é aplicada a marca que estiver disponível no posto na hora. A partir da próxima quarta-feira, porém, apenas a Pfizer será usada para este reforço.

Para ser vacinado na cidade de São Paulo é preciso levar um documento com foto, o cartão da primeira dose, para quem já foi imunizado, e comprovante de endereço.

XEPA
A secretaria abriu xepa de terceira dose de vacina na capital para pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos -como pacientes que fazem quimioterapia para tratamento de câncer, hemodiálise ou transplantados, por exemplo.

É preciso fazer a inscrição nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para receber as doses adicionais de reforço, a xepa, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades do serviço de saúde. Vale para quem tomou a segunda dose há mais de seis meses na capital.

Para isso, é preciso apresentar o comprovante de vacinação com ciclo vacinal completo, documento com foto e comprovante de residência.
Também podem se cadastrar para a aplicação do reforço vacinal, pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou única há pelo menos 28 dias.ONDE TOMAR VACINA NESTE DOMINGODas 8h às 17hMegaposto

Galeria Prestes Maia (praça do Patriarca, centro)ParquesRegião central
Centro Esportivo Esportes Radicais;Zonas sul e sudeste
Parque do Guarapiranga
Parque Recreativo Ceret
Parque da IndependênciaZona leste
Parque do Carmo;Zona oeste
Parque Vila Lobos;Zona norte
Parque da JuventudeFonte: Secretaria Municipal da Saúde