O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no último domingo, continua provocando destruição em La Palma, nas Ilhas Canárias. Todoque é uma das cidades afetadas pela lava que arrasa tudo por onde passa.

No vídeo da galeria acima é possível ver uma casa sendo destruída por completo em segundos com passagem da ‘onda’ de lava que chega a ter 12 metros.  

De acordo com o cálculo atualizado nesta quarta-feira (22) pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 350 edifícios em uma área superior a 166 hectares. 

#EMSR546 #ErupciónLaPalma

Our #RapidMappingTeam has released a second monitoring product for #LaPalma?? using a new COSMO-SkyMed Second Generation radar image

It shows:
️350 buildings destroyed (+30 compared to 21 September)
The lava flow covers 166,2 ha (+14 ha in 36h) pic.twitter.com/a32tnSvU2d

— Copernicus EMS (@CopernicusEMS) September 23, 2021

A Guarda Civil alerta a população que há seis estradas que permanecem cortadas ao trânsito em La Palma devido à erupção. 

Tendo em conta a dimensão trágica da situação, com pessoas perdendo tudo, o presidente das Ilhas Canárias adiantou que vai se reunir amanhã um conselho extraordinário em La Palma para “dar uma resposta social contundente” à população afetada. 

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias.

A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá se prolongar até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias.