O reino animal e a natureza, são verdadeiramente fascinantes, mas também reservam muitos perigos. Responsáveis por algumas das principais causas de mortes e acidentes com humanos, alguns animais são considerados extremamente perigosos. Preparamos uma lista com 10 das espécies do reino animal que mais apresentam riscos para a vida humana, conforme os seguintes critérios: mortes de humanos por ano; maior perigo (mordida, veneno, força ou picada transmite doenças); comportamento agressivo ou representam riscos quando estão próximos a seres humanos. Vem conferir!

10. Urso 

Romênia investiga se príncipe que vive na Áustria matou um urso sem licença  específica | Mundo | G1

Mortes de humanos por ano: cerca de 20
Maior perigo: força e mordida

Os ursos são predadores de vida selvagem que podem apresentar comportamento agressivo com humanos, principalmente quando precisam se alimentar.

9. Leopardo

Leopardo: classificação, reprodução, ameaças - Brasil Escola

Mortes de humanos por ano: cerca de 29
Maior perigo: mordida

O leopardo é uma espécie de felídeo nativo da África e da Ásia. É, com o tigre, o leão, o leopardo-das-neves e a onça-pintada, um dos cinco grandes felinos do gênero Panthera.

8. Leão

Leão - características, fotos, ameaças - Animais - InfoEscola

Mortes de humanos por ano: cerca de 250
Maior perigo: mordida

O leão é uma espécie de mamífero carnívoro do gênero Panthera e da família Felidae, atualmente encontrada na África subsaariana e na Ásia. Predadores por natureza, os leões podem enxergar o ser humano com uma presa. Apesar disso, por terem seus próprios habitats na vida selvagem, não costumam ser tão frequentes os acidentes com o animal.

7. Tigre

População de tigres na Índia cresce 25% em quatro anos - Revista Galileu |  Meio Ambiente

Mortes de humanos por ano: cerca de 400
Maior perigo: mordida

O tigre é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que habita o continente asiático. Dentre suas subespécies é o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários.

6. Crocodilo

Crocodilos usam fones de ouvido em pesquisa para entender audição de dinos  - Revista Galileu | Ciência

Mortes de humanos por ano: cerca de 1.000
Maior perigo: mordida

Os crocodilos são uma família de répteis com quatorze espécies. O termo “crocodilo” também é usado às vezes num sentido mais amplo para se referir à ordem Crocodylia. Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália.

5. Escorpião

Saúde: Saúde orienta como evitar a proliferação de escorpiões - Agência  Estadual de Notícias

Mortes de humanos por ano: cerca de 3.250
Maior perigo: picada com veneno

Há alguns escorpiões mais venenosos que outros. No Brasil, umas das espécies que coloca mais risco para as pessoas é o escorpião de cauda preta, provocando a parada respiratória com a sua picada. Por serem pequenos e se esconderem em locais escuros, é comum acontecerem acidentes com esses animais.

4. Caramujo

4 doenças causadas pelo caramujo (e como se proteger) - Tua Saúde

Mortes de humanos por ano: cerca de 10.000
Maior perigo: transmite doenças

O denominado caramujo-africano pode hospedar um verme que, em muitos casos, desenvolve doenças que podem gerar a morte de humanos. Por esta razão, é um animal que, embora não represente por si um perigo, carrega um grande risco à vida humana., quando ingeridos.

3. Mosca tsé-tsé

A Mosca tsé-tsé está na lista dos animais nocivos - Escola Educação

Mortes de humanos por ano: cerca de 10.000
Maior perigo: picada pode transmitir um parasita

Glossina é um género de moscas da família Glossinidae que inclui as espécies conhecidas pelo nome comum de moscas tsé-tsé, nome com origem nas línguas manto da África equatorial. Estas espécies transmitem Trypanosoma brucei, o tripanossoma causador da “doença do sono”, que pode ser mortal.

2. Cobra

O que é o 'efeito cobra', que mostra que o remédio pode ser pior do que a  doença - BBC News Brasil

Mortes de humanos por ano: cerca de 80.000
Maior perigo: picada com veneno

As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. Embora haja cobras de diferentes comportamentos, mais tranquilas ou mais agressivas, as cobras são animais muito temidos. Os encontros com cobras podem gerar muitos acidentes, sendo alguns fatais.

1. Mosquito

Contra dengue: empresa modifica mosquitos geneticamente e vai soltá-los nos  EUA - Canaltech

Mortes de humanos por ano: cerca de 1 milhão
Maior perigo: picada transmite doenças

Apesar de aparentemente pequenos e inofensivos, os mosquitos representam um grande perigo para os humanos. Como é difícil evitar uma picada de mosquito, são um potencial risco para a saúde das pessoas. Algumas das doenças transmissíveis pela picada são: a dengue, o zika vírus, a febre amarela, malária e a chikungunya.