terça-feira, fevereiro 27, 2024
Meio Ambiente

Seca provoca parada das operações de hidrelétrica em Rondônia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico comunicou, nesta segunda-feira, a parada temporária das operações da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, Rondônia, em decorrência da seca histórica do Rio Madeira. Esta é a primeira vez que a usina é desligada por falta de chuvas.

Segundo comunicado do ONS, entidade que garante a segurança das operações do Sistema Interligado Nacional, as condições adversas hidro meteorológicas que ocorrem na Região Norte do país inviabilizam a operação segura e eficiente da usina.

Em nota, a empresa Santo Antônio Energia explicou que a interrupção momentânea das operações se deu em alinhamento com o ONS,  Agência Nacional de Águas e Ibama.

A empresa informou ainda que esta medida atende aos limites de operação definidos na fase de projeto junto aos fabricantes das máquinas das unidades geradoras de energia. No momento, os níveis de vazão do Rio Madeira estão 50% abaixo da média histórica.

O ONS ressalta que a hidrelétrica de Santo Antônio é uma usina a fio d’água,  com pequeno reservatório que não é capaz de estocar grandes volumes de água. Por isso, a geração de energia na unidade depende da quantidade de água que passa pela calha do rio.

Considerada a quarta maior hidrelétrica do Brasil, a produção da Usina de Santo Antônio é distribuída aos consumidores de toda as regiões do país.

A construção do empreendimento começou em 2008, e o início da operação comercial foi em 2012. Já em 2017, a usina foi concluída com a capacidade de fornecer energia elétrica para abastecer cerca de 45 milhões de habitantes. A conexão da Santo Antônio no sistema permite a desativação das usinas movidas a óleo e gás instaladas na região, que produzem energia mais cara.

Meio Ambiente Brasília 02/10/2023 – 20:14 Roberto Piza / Beatriz Albuquerque Daniella Longuinho – repórter da Rádio Nacional Seca hidrelétrica segunda-feira, 2 Outubro, 2023 – 20:14 141:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *