sábado, fevereiro 24, 2024
Saúde

Chá de boldo emagrece? Veja os principais benefícios da bebida

O chá de boldo é uma das infusões mais populares no Brasil. A planta é conhecida por favorecer o funcionamento do sistema digestório, sendo capaz de combater má digestão, prisão de ventre, cólicas intestinais e gases.

Além disso, o chá de boldo também é usado para curar resseca e proporcionar um efeito calmante, diminuindo a ansiedade e facilitando o sono.

Segundo a nutricionista Julia Marques, especialista em nutrição clínica funcional, muitas pessoas associam o chá de boldo ao emagrecimento, uma vez que ele tem propriedades detox.

No entanto, ela explica que nenhum alimento pode ser considerado capaz de promover diretamente a perda de peso, uma vez que esse processo depende de uma rotina que conjugue alimentação balanceada, exercícios físicos e descanso de qualidade.

“O chá de boldo ajuda na digestão, mas não deve virar uma estratégia para resolver excessos. O ideal é manter equilíbrio”, afirma Julia. “É importante não exagerar na quantidade e ter uma dieta balanceada, com muitas frutas, vegetais e fibras, para manter a boa saúde digestiva”, comenta.

Para fazer o chá de boldo, coloque de duas a três folhas em uma xícara, despeje água fervente e deixe descansar por cinco a 10 minutos. Em seguida, coe e o chá está pronto para beber.

Confira alguns benefícios do chá de boldo:

1. Melhora a digestão

A principal ação da bebida é no trato gastrointestinal. No fígado, o boldo estimula a produção da bile, secreção importante para quebrar moléculas de gordura. O efeito combate constipação, gases, azia e até a sensação de ressaca.

2. Alivia dores

“Existem algumas pesquisas iniciais que indicam que o boldo, por conta das propriedades anti-inflamatórias e potenciais efeitos analgésicos, pode auxiliar no alívio, por exemplo, de dores de cabeça ou desconfortos estomacais”, afirma Julia.

3. Reduz nível de colesterol

A quebra da molécula de gordura exercida pelo boldo é ainda capaz de reduzir os níveis de LDL, colesterol ruim, e aumentar o HDL, colesterol bom. A regulação pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

4. Previne infecções

“O boldo contém compostos como a boldina, substância antimicrobiana, que é capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e microrganismos. A infusão pode evitar infecções, especialmente as intestinais”, aponta Julia.

5. Ação calmante

O chá de boldo atua também no sistema nervoso, proporcionando tranquilidade. A infusão pode ajudar a controlar o estresse e o nervosismo.

Efeitos colaterais

Embora tenha vários benefícios, o chá de boldo possui efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de intoxicação do fígado, náuseas, vômitos e diarreia. O ideal é que seja usado sob orientação e acompanhamento médico.

A infusão é contraindicada para grávidas e pessoas com hepatite, pedra na vesícula ou pancreatite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *