sábado, fevereiro 24, 2024
Saúde

Dezembro Vermelho: ISTs causam 25% dos casos de infertilidade

O Dezembro Vermelho é o mês dedicado à conscientização sobre o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias são registrados mais de um milhão de novos casos de doenças do tipo em pessoas com idade entre 15 e 49 anos, em todo o mundo. Muitas delas terão que lidar com consequências como a infertilidade.

Ainda de acordo com a OMS, as ISTs são responsáveis por 25% das causas de infertilidade no mundo. Entre as que mais provocam problemas de reprodução, destacam-se o HPV, Sífilis, Tricomoníase e Clamídia.

Na mulher, elas costumam afetar a tuba uterina, que é o caminho percorrido pelos espermatozoides para fecundar o óvulo. Já no homem, as ISTs podem afetar a uretra (canal da urina), próstata e epidídimo (local onde ocorre o amadurecimento dos espermatozoides), comprometendo a qualidade do sêmen.

“Um dos maiores problemas das ISTs é que são frequentemente doenças silenciosas. Ao não apresentarem sintomas, as pessoas não procuram tratamento médico, o que agrava o quadro podendo causar a infertilidade”, explica o especialista em reprodução assistida, Dr. Roberto de Azevedo Antunes, diretor da clínica Fertipraxis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *