sexta-feira, maio 24, 2024
Destaques

Prefeito Tião Bocalom entrega obras na comunidade Vila Verde

Comunidade é só gratidão, ao deixar para trás lembranças do tempo de dificuldades e viver um novo tempo de dignidade (Foto: Evandro Derze)

A população da Vila Verde, no quilômetro 58 da Transacreana, estava em festa neste sábado (2), quando o prefeito de Rio Branco e secretários municipais lá estiveram para levar dignidade por meio das obras de infraestrutura realizadas pela gestão municipal e que deram outra vida ao lugar.

Foram quase dois meses de intenso trabalho para que as nove ruas que formam a vila fossem totalmente asfaltadas pela Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb).

De acordo com o diretor-presidente da Emurb, Assis Benvindo, foram 1.300 metros de pavimentação asfáltica.

“Nós dividimos em duas etapas. Primeiro, a equipe de terraplenagem veio e deixou tudo pronto, e a segunda etapa, o pessoal da capa asfáltica veio e pavimentamos todas as ruas que existiam aqui e não tinham pavimentação”

Nove ruas que formam a vila foram totalmente asfaltadas (Foto: Evandro Derze)

As vias também foram sinalizadas pelo pessoal da Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBtrans), tanto na horizontal, com a pintura das faixas contínuas, de retenção e das indicações de “PARE”, quanto na horizontal, com as placas instaladas para garantir que o trânsito flua de forma segura. Uma novidade na zona rural, conforme explicou o superintendente Benício Dias.

“Isso é algo novo, nunca aconteceu nessa região e em nenhuma outra de Rio Branco. Nós estamos trazendo sob o comando do prefeito dignidade para essa comunidade”.

Como não poderia deixar de ser, a Vila Verde recebeu 100% de iluminação pública, toda em LED , como parte do programa Cidade Iluminada, executado por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), que realizou, ainda, o serviço de limpeza e revitalização da pracinha central.

“A situação era precária na questão da iluminação pública. Então, colocamos em todas as ruas o que existe de mais moderno, e nos ramais aqui perto também”.

A prefeitura investiu aproximadamente R$ 500 mil, oriundos de recursos próprios do Município, para realizar essas obras de infraestrutura e urbanizar de forma inédita um espaço urbano, que hoje se constitui em um bairro, bem no meio da principal regional do chamado “Cinturão Verde do município. A Vila Verde um dia já foi um Projeto de Assentamento do Incra, o Projeto Figueira e, atualmente, se constitui em uma macha urbana bem no meio da Transacreana na Zona Rural de Rio Branco e, portanto, recebe toda a assistência, tanto de infraestrutura, quanto de apoio a produção rural , da Prefeitura de Rio Branco, atendendo cerca de 100 famílias.

Para Dariveldo Lacerda, presidente da Associação de Moradores e Produtores da Vila Verde, o apoio do Poder Público Municipal tem mudado a realidade.

“A gente está muito orgulhoso do que a prefeitura tem feito por nós. Essa parceria que foi estabelecida entre comunidade Vila Verde e Prefeitura foi essencial para as coisas acontecerem. Há muitos anos que a gente almejava esse sonho de pavimentar a Vila Verde e, graça a Deus, e ao prefeito isso se concretizou”.

Graça da Baixada , que é liderança da comunidade e já foi vereadora de Rio Branco, acrescenta a importância das ações.

“O povo estava sonhando com esse asfalto, com essa iluminação, a agricultura também tá dando aquele apoio na mecanização e assim nós estamos muito contentes”.

Por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, a Prefeitura de Rio Branco leva, ainda, toda assistência aos produtores rurais da região. De acordo com o secretário da Seagro, Eracides Caetano, tem um sido um amplo trabalho consolidado na região.

“Também tem uma abertura de ramais que tem um pessoal com uma terra fracionada e tem 16 produtores que não tinham nem saída, fizemos todo o ramal, colocamos boeira e estamos fazendo uma destoca e também o serviço de aradagem com trato de pneu, onde, já jogamos o adubo e o calcário“.

A assistência em Saúde do Município também chega à comunidade , que conta com uma Unidade de Saúde da Família totalmente revitalizada pela gestão, além dos atendimentos itinerantes.

Da mesma forma , a ação social esteve presente nesta manhã para atualizar os cadastros das famílias que precisam.

“Nós trabalhamos com o Cadúnico, temos o nosso Programa Criança Feliz e aqui na na comunidade, há pouco mais de um mês, tivemos a
o Itinerante da Saúde”, explicou a secretária da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suelen Araújo.

Com toda essa ação integrada do Poder Público Municipal, a comunidade era só gratidão, ao deixar para trás as lembranças do tempo de dificuldades para agora viver um novo tempo de dignidade, como bem disse o morador Erivaldo Oliveira.

“Antes aqui era na lama. O pessoal andava todo no barro. Para sair de casa tinha que enrolar sacola nos pés para não melar e hoje não tem mais dificuldade para sair. Hoje calça um sapato e sai limpinho”, comemorou.

Já Raimunda Emília, também moradora e presidente da Associação Bom Sucesso, a beleza chama a atenção.

“É muito bom ver a Vila bonita do jeito que está porque nunca foi feito isso”.

O Professor Dim ressaltou a felicidade do momento.

“Estamos muito felizes de estar compartilhando essa festa e ver a diferença que está causando a nossa Transacreana e, principalmente, na Vila Verde”.

Do ato de entrega das obras, além da comunidade e da equipe da gestão municipal, participaram lideranças comunitárias, religiosas e parlamentares como o vereador Franciso Piaba, e os deputados federais Eduardo Veloso e Coronel Ulysses. Mas para celebrar o momento, o ponto alto foi mesmo a partida de futebol realizada com a participação do prefeito Tião Bocalom,que coroou o dia.

“Eu tenho certeza que toda a população da região está contente, e é isso que eu quero continuar fazendo, investimentos na cidade inteira. Não vou conseguir resolver problemas de mais de 30 anos em 2 ou 3 anos, mas tenho certeza que o máximo nós vamos fazer para deixar nossa cidade, mais bonita, mas organizada, com mais produção e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *