Sugador de clitóris: saiba tudo sobre o brinquedo sexual mais famoso do momento
Nos últimos tempos, uma novidade silenciosa tem surgido no mundo dos brinquedos sexuais: o sugador de clitóris. Esses sex toys têm ganhado popularidade, oferecendo às pessoas uma experiência poderosa de prazer.
Conversamos com as especialistas em sexualidade Marcela McGowan, médica e CEO da Magix, Isabela Cerqueira, CEO da Good Vibres, e as sexólogas Giovanna Fornasari e Juliana Mattos para entender o porquê da fama dos sugadores de clitóris.
O que são os sugadores de clitóris?
Para começar, Isabela Cerqueira explica que os sugadores de clitóris não sugam, literalmente: “Eles possuem um motor que libera ondas de pressão pelo bocal quando encaixado no clitóris. O bocal não chega a criar um vácuo, apenas pressiona o ar sobre a região desejada e essa pressão no clitóris faz com que o sangue circule cada vez mais rápido, atingindo o orgasmo de forma muito mais intensa e rápida.”
“Sugadores de clitóris são projetados para proporcionar uma estimulação direcionada e intensa ao clitóris.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2023/P/c/bzbyKdQnWYqDYBS7bTpw/image00001.png?w=800&ssl=1)
Sugadores de clitóris são projetados para proporcionar uma estimulação direcionada e intensa ao clitóris, explica a especialista — Foto: Divulgação/Magix
Entre os benefícios, Marcela McGowan reforça a capacidade do brinquedo de promover orgasmos bem rápidos, por fornecerem um estímulo contínuo, intenso e rápido.
“O benefício é aumentar mais ainda a circulação na glande do clítoris, porém é uma estimulação super focada, devido ao bocal, que precisa estar direto no clitóris, estimulando o órgão. Nosso ‘ponto G’ tem 8 mil terminações nervosas, extremamente sensíveis ao prazer e orgasmo”, explica Juliana Mattos.
Quais os mitos associados ao uso de brinquedos sexuais?
Segundo Isabela, um dos principais mitos é que o uso de sugador pode causar vício: “Não existem evidências científicas que comprovem que vibradores levam ao vício. O ideal, independentemente do uso de vibrador, é que a pessoa não se acostume apenas com uma forma específica de atingir o prazer e varie em diferentes intensidades, posições, estímulos e regiões do corpo, seja a sós ou em companhia.”
Marcela assina embaixo e fala da importância de criar seu próprio “repertório sexual”. Além disso, outro mito que ela aponta é o medo dos casais de usarem o vibrador no sexo: “Muitos pensam ‘ah, se estão precisando de um, é porque o relacionamento está ruim’. Isso não é uma verdade.”
“Até porque os vibradores trazem recursos diferentes, que às vezes não conseguimos reproduzir humanamente. Eles vêm para agregar, não para substituir.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2023/c/q/ASXWY3QAWdix4mUcqMfg/good-vibres-ensaio-1-29.jpg?w=800&ssl=1)
‘Os vibradores trazem recursos diferentes, que às vezes não conseguimos reproduzir humanamente. Eles vêm para agregar, não para substituir’, diz a sexóloga — Foto: Divulgação/Good Vibres
Outro mito que a médica esclarece é que pessoas solteiras ou lésbicas que usam vibradores não estão “precisando de um pênis”: “Os vibradores têm estímulos distintos. Estamos falando de um recurso sexual, vibradores não são substitutos de partes do corpo”.
Como comunicar ao parceiro ou parceira a vontade de usar brinquedos sexuais?
“Comunicar com o parceiro ou parceira sobre a ideia de trazer coisas novas para o relacionamento sempre vai ser interessante”, diz Marcela. “Trazer novos estímulos sempre traz um fator novidade, traz mais desejo, traz mais prazer. Isso inclui práticas, posições, a manutenção do desejo e do prazer.”
Segundo a médica, a conversa é delicada, mas pode ser encarada como algo divertido e experimental. Giovanna indica iniciar a conversa dizendo, por exemplo, que viu uma reportagem ou assistiu a um vídeo: “Para uns, essas conversas são fáceis. Para outros, bem difíceis. O fato é que ela precisa acontecer! Porque o difícil mesmo é passar a vida sem se autoconhecer.”
Quais os tipos de sugadores de clitóris disponíveis no mercado?
“Atualmente, existe uma enorme variedade de sugadores de clitóris. Existem diversos formatos, materiais e bocais diferentes, além de existirem modelos 2 em 1 com opção de penetração, mais potentes e menos potentes, resistente à água e até comandado por aplicativos à distância”, explica Isabela.
Juliana fala sobre as diversas opções do brinquedo, existem alguns em formato de bichinhos, como porquinhos e polvos: “O ideal é pensar também na qualidade e marca do produto. Indico os modelos recarregáveis e à prova d’água.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2023/y/B/t7h83EQeesPymwcLFFog/image00003.png?w=800&ssl=1)
Existem diversas opções do brinquedo, existem alguns em formato de bichinhos, como porquinhos e polvos — Foto: Divulgação/Magix
Quais são algumas dicas práticas para iniciantes?
Ir com calma e se conhecer é a dica de ouro das especialistas.
“Às vezes, a gente vai direto ali em cima do clitóris, mas você pode ir testando com calma. A maior parte dos sugadores tem várias opções de intensidade. Comece com as intensidades mais baixas e vá aumentando para ir descobrindo como seu corpo responde melhor”, aconselha Marcela.
Isabela indica também marcar “um date com você mesma” para curtir sua primeira vez com um brinquedo sexual: “Aproveite a ocasião. Coloque uma playlist, tome um vinhozinho, se curtir, tenha um lugar privado e sem interrupções. Entre no clima e aproveite a experiência.”
“Nosso maior órgão sexual é o cérebro e nosso orgasmo está lá! Só o fato dos sugadores serem tão ‘bem falados’ já aumenta as chances de um orgasmo diferente, pois você entra na prática já sabendo que será bom!”, brinca Juliana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2023/Y/Y/EgvjbTRdWAGzYYE8xBZA/good-vibres-ensaio-1-35.jpg?w=800&ssl=1)
A especialista indica também marcar um date com você mesma’ para curtir sua primeira vez com um brinquedo sexual — Foto: Divulgação/Good Vibres