sábado, fevereiro 24, 2024
Economia

IPVA 2024 começa a vencer em 11 de janeiro em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começará a vencer em 11 de janeiro. Os motoristas poderão pagar o imposto por Pix, com a geração de QR code que terá duração de 15 minutos para quitar os valores, pela rede bancária, com o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) ou com cartão de crédito, em empresas autorizadas.

Os valores poderão ser parcelados em até cinco vezes, mas quem pagar o imposto à vista em janeiro terá desconto de 3%.

O calendário do IPVA 2024 foi publicado pelo Governo do Estado de São Paulo no Diário Oficial desta quarta-feira (6). A tabela com o valor venal para saber o quanto o IPVA subirá ainda não foi divulgada.

Outra opção é o pagamento integral em fevereiro, pelo valor total do IPVA, sem desconto e nos mesmos dias estabelecidos para o pagamento em janeiro, de acordo com o final da placa.

Para os veículos novos, o desconto também será de 3%, desde que o pagamento seja integral e realizado até o quinto dia útil posterior à data da emissão da nota fiscal relativa à sua aquisição.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO IPVA 2024 NO ESTADO DE SP

 

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.

ATRASO

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Se continuar inadimplente, o débito irá para a dívida ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *