sexta-feira, abril 12, 2024
M de Mulher

Obstáculos para o emagrecimento: 5 razões que faz você não perder peso

O desejo de perder peso é uma meta comum para muitas pessoas que buscam uma vida mais saudável e ativa. No entanto, algumas vezes, mesmo com esforço e dedicação, os resultados podem ser frustrantes.

Existem uma série de razões que impedem a perda de peso, e geralmente elas podem estar associadas, como uso de medicamentos, doenças pré existentes e desconhecidas, alimentação fora do horário, falta de qualidade no sono.

A nutricionista Amanda Oliveira explica que a alimentação saudável é fundamental, mas alguns outros hábitos precisam ser observados. “Às vezes a pessoa pode sofrer de alguma doença, ou as rotinas de alimentação e exercícios não estão padronizados”, detalha.

1 – Ingestão calórica sem controle

Um dos principais fatores a se observar é o famoso déficit calórico, que significa consumir uma quantidade de calorias menor do que as calorias que se gasta por dia. Um dos principais motivos para a falta de progresso na perda de peso é o consumo excessivo de calorias.

Manter um registro de alimentos e controlar suas porções pode ajudar a identificar excessos. “Mesmo que você esteja comendo alimentos saudáveis, se você estiver ingerindo mais calorias do que seu corpo queima, não verá resultados em emagrecimento”, explica a nutricionista Amanda Oliveira.

2 – Ficar sentado demais

Ficar sentado por longos períodos pode contribuir para o ganho ou a falta de perda de peso. Uma pesquisa publicada no Journal of Lifestyle Medicine, explica que o risco de obesidade de uma pessoa aumenta em 5% a cada duas horas sentada.

3 -Falta de sono e estresse

O estresse crônico e a falta de sono adequado podem desencadear o acúmulo de gordura corporal. O estresse libera hormônios que promovem o armazenamento de gordura, e a falta de sono prejudica o metabolismo e aumenta os desejos por alimentos ricos em açúcar e gordura.

4 – Cortar algum macronutrientes

Tirar da dieta um macronutriente inteiro, como por exemplo os carboidratos, pode fazer a pessoa se sentir privada e levá-la à compulsão alimentar. “O carboidrato é a a principal fonte de energia do corpo, o ideal é montar a dieta com os mais complexos e saudáveis, não tirar 100%”, conta Amanda Oliveira.

5 – Dormir pouco

O recomendado é uma noite de sono de sete a nove horas todas as noites. Não dormir o suficiente pode levar ao ganho de peso.

A privação ou perda de sono tem sido associada à obesidade e ao aumento do risco de ganho de peso no futuro, porque os mesmos hormônios que desempenham um papel no ciclo do sono também afetam o apetite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *