quarta-feira, abril 24, 2024
Mundo

Brasileiros e familiares serão liberados para deixar Gaza nesta sexta-feira, afirma Itamaraty

Governo federal contabiliza 34 pessoas que esperam o avião para o Brasil; a aeronave está na fronteira com o Egito

As 34 pessoas que aguardam em Gaza por um voo de volta ao Brasil, entre elas brasileiros e familiares, serão liberadas para cruzar a fronteira com o Egito nesta sexta-feira (10), afirmou o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com a pasta, o ministro Mauro Vieira falou por telefone com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, nesta quinta-feira (9). “Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã”, disse o Itamaraty, em nota publicada em uma rede social.

Segundo a Representação do Brasil na Palestina, aguardam o voo de repatriação 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares próximos que darão início à imigração, sendo que a maioria são crianças (18).

As pessoas estão divididas em duas cidades no sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah fica na fronteira entre o Egito e Gaza e é por onde passam os caminhões com ajuda humanitária. Pelo menos 18 pessoas aguardam evacuação na cidade, sendo nove crianças, cinco mulheres e quatro homens.

Khan Younis tem 16 pessoas à espera para serem evacuadas para o Brasil, sendo nove crianças, cinco mulheres e dois homens. O Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-los até que a passagem de Rafah seja aberta.

Fonte: R7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *