sexta-feira, abril 12, 2024
Economia

Moody’s eleva projeção de alta do PIB do Brasil em 2023, a 3,0%, e em 2024, a 2,0%

A Moody’s elevou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, de 2,3% para 3,0%, e em 2024, de 1,5% para 2,0%, com a revisão impulsionada “pelo desempenho descomunal de seu setor agrícola no primeiro trimestre e crescimento sólido nos setores de serviços e industrial no segundo trimestre”. Para 2025, a expectativa de crescimento também é de 2%.

A agência de avaliação de risco de crédito avalia que o Banco Central do País deverá seguir afrouxando gradualmente sua política monetária restritiva, em meio ao alívio das pressões inflacionárias, mas alerta que as taxas de juros reais deverão seguir elevadas no próximo ano.

Segundo análise, os planos de investimento em infraestruturas poderão aumentar o crescimento a longo prazo, “embora o seu impacto demore a se materializar e dependa da superação das restrições fiscais e da atração do investimento privado”.

A expectativa também é que o Congresso aprove uma “grande reforma tributária” até o fim do ano, o que iniciará um processo plurianual de simplificação do sistema tributário brasileiro. “Juntos, estes esforços legislativos poderiam permitir um maior crescimento potencial, que diminuiu ao longo da última década.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *