sexta-feira, abril 12, 2024
Mais esportes

RBR aposta em Pérez na reta final da F1: “É o Checo que conhecemos”

Em um ano marcado por altos e baixos com o RB19, Sergio Pérez deixou o GP de São Paulo com a moral em alta. Enquanto a Mercedes sofreu com o mau desempenho em Interlagos, o mexicano cruzou na quarta posição na corrida principal, no domingo. A batalha eletrizante entre Checo e Fernando Alonso foi apenas mais um ponto alto no fim de semana do mexicano, que ampliou a vantagem na briga pelo vice da F1 2023 de 20 para 32 pontos. Na opinião do chefe Christian Horner, o ganho de desempenho de Pérez é reflexo de um retorno aos princípios básicos de pilotagem.

– Acho que ele está focando mais no básico, e isso está funcionando para ele. Acho que era importante para a confiança dele. Esse é o Checo que nós conhecemos, e sabemos do que ele é capaz. Vai dar o impulso que ele precisa indo para Vegas, outro circuito de rua. E depois é Abu Dhabi, uma semana depois – analisou Horner.

Antes do início da rodada tripla nas Américas, no GP dos Estados Unidos, Pérez passou três dias na fábrica da RBR em Milton Keynes, focado em sessões no simulador. Em Austin (Texas), o mexicano ficou com a quarta colocação, uma semana antes de abandonar na largada do GP do México.

F1 2023: Sergio Pérez, piloto da RBR, terminou em quarto no GP de São Paulo — Foto: Mark Thompson/Getty Images

No Brasil, Checo largou na nona colocação, fruto de uma bandeira amarela que prejudicou sua volta na classificação, ainda na sexta-feira. No domingo em Interlagos, o piloto da RBR terminou apenas 0s053 atrás de Alonso após disputa que se estendeu até a linha de chegada.

– Acho que ele dirigiu brilhantemente bem. Ele teve uma oscilação na (curva) dois que permitiu que Fernando, que estava bem rápido nas retas, tivesse uma chance. Mas ele fez o melhor para se agarrar (à posição). Acho que, para Checo, somar 12 pontos a mais que Lewis nesse fim de semana… Foi um fim de semana muito forte para ele. Terceiro na sprint, quarto a partir da nona posição (de largada) no grid com a bandeira amarela na classificação. Acho que foram bons pontos – disse Horner.

 

F1 2023: Fernando Alonso foi terceiro no GP de São Paulo por apenas 0s053 de vantagem sobre Pérez — Foto: Michael Potts/BSR Agency/Getty Images

F1 2023: Fernando Alonso foi terceiro no GP de São Paulo por apenas 0s053 de vantagem sobre Pérez — Foto: Michael Potts/BSR Agency/Getty Images

O quarto lugar em São Paulo e nos Estados Unidos representa o melhor resultado de Pérez na F1 2023 desde o GP da Itália, em setembro, quando foi o segundo colocado na vitória de Max Verstappen. O ponto mais negativo da temporada do mexicano segue sendo uma série de cinco corridas sem avançar ao Q3 da classificação, entre os GPs de Mônaco e da Inglaterra.

A F1 2023 retorna entre os dias 17 e 19 de novembro para o inaugural GP de Las Vegas, que marca a penúltima etapa da temporada. Max Verstappen e RBR já são campeões de pilotos e equipes, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *