segunda-feira, maio 27, 2024
Life Style

Oncologista adverte: Este sintoma pode sinalizar câncer de pulmão

Conforme dados do Inca, o câncer de pulmão foi responsável por 28,6 mil mortes em 2020 no Brasil. A grande maioria dos casos ainda é diagnosticada em estágio tardio. Isso é explicado, em parte, pela falta de acompanhamento médico adequado.

Em doenças graves, como o câncer de pulmão, o diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura, permitindo o início dos tratamentos mais cedo. Portanto, é crucial estar atento aos primeiros sintomas.

O câncer de pulmão é o 5° tipo de tumor mais comum no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“Se o câncer de pulmão for detectado em estágios iniciais, o paciente terá mais opções de tratamento e maiores chances de remissão”, afirma o médico oncologista Xiuning Le em entrevista à revista Parade.

Uma tosse persistente, ou uma tosse diferente do habitual, é um sintoma que não deve ser ignorado. “É importante fazer uma avaliação se alguém apresentar uma tosse nova ou persistente que dure várias semanas ou meses, especialmente em pacientes de alto risco com um histórico significativo de tabagismo”, ressalta o médico.

É comum as pessoas confundirem esse sintoma com outras condições, o que não deve ser feito. “Os pacientes podem pensar que é apenas uma infecção ou um vírus respiratório”, explica Xiuning Le.

Ele também destaca que a tosse persistente pode ser sazonal ou relacionada a alergias, levando as pessoas a acreditarem que não há motivo para preocupação. Portanto, é fundamental prestar atenção a qualquer mudança na saúde respiratória e buscar orientação médica adequada quando necessário.

Leia Também: Os Cotovelos secos podem sinalizar problemas de saúde importantes. Sabia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *