script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-2913509317834347" crossorigin="anonymous"> Obras do Anel Viário de Brasileia poderão ser retomadas em breve
terça-feira, maio 28, 2024
Geral

Obras do Anel Viário de Brasileia poderão ser retomadas em breve

Em audiência no Ministério dos Transportes (MT), nesta terça-feira, 12, em Brasília, o governador Gladson Cameli recebeu a informação de que, em breve, as obras do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia poderão ser retomadas. A possibilidade foi garantida ao governador pelo secretário executivo daquele ministério, George Santoro, a quem o governador pediu apoio com este objetivo.

Governador Gladson Cameli e secretário executivo do Ministério dos Transportes tratam da retomada das obras do Anel Viário de Brasileia. Foto: Dilma Tavares/Serf

“Precisamos aproveitar o verão no estado para avançar e buscar concluir essas obras tão importantes para a população”, explicou Gladson Cameli, que recebeu de Santoro a seguinte informação: “Estamos aguardando um parecer positivo da Controladoria-Geral da União para esta segunda ou terça-feira, no máximo até o fim dessa semana”.

A medida, explicou, permitirá a continuidade do convênio com o governo do Estado, bem como a retomada dos repasses financeiros e das obras do Anel Viário. “Essa é uma excelente notícia”, comemorou Gladson Cameli, que destacou a importância das obras para a população e para o estado na reunião, que também contou com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão.

Governador Gladson Cameli e integrantes do Ministério dos Transportes e do Dnit reunidos em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Serf

Cameli aproveitou para agradecer o apoio do Ministério dos Transportes e do Dnit para o Acre, a exemplo da recuperação da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul “que reduziu o tempo de transporte terrestre nesse trecho” e reforçou que todas as ações desenvolvidas pelo governo federal com o Estado “sempre serão publicamente reconhecidas”.

Boas notícias

O governador falou da importância das diversas obras do Ministério dos Transportes e recebeu informações de avanços neste sentido. Santoro e o diretor-geral do Dnit informaram, por exemplo, que, além das obras de recuperação da BR-364 em andamento, já no verão do próximo ano iniciarão as obras de reconstrução da rodovia, no trecho Sena Madureira-Feijó-Rio Liberdade. E ainda, buscam iniciar estudos e licitação do Porto de Cruzeiro do Sul.

O Ministério e o Dnit também estão querendo licitar, ainda este ano, as obras de construção da ponte de Rodrigues Alves e pediram ajuda do governador para conseguir que ela seja retirada da ação civil pública que abrange o trecho Cruzeiro do Sul-Pucallpa (Peru), destacando que a ponte deve atender aos dois municípios.

“Estamos juntos nessa luta e vamos interceder junto aos órgãos envolvidos neste sentido, pela importância dessa obra para as populações locais”, garantiu o governador. Conforme o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni – também presente ao encontro – com este objetivo o governo deverá acionar a Procuradoria-Geral do Estado e solicitar reunião com os ministérios públicos federal e estadual, visando retirar a ponte de Rodrigues Alves do embargo abrangido pelo trecho Cruzeiro-Pucallpa.

Governador e equipe tratam de obras de interesse do Acre no Ministério dos Transportes. Foto Dilma Tavares/Serf

Também participaram da reunião o diretor de Obras Públicas do Ministério, Allan Machado. Do Acre, estavam presentes também o presidente do Deracre, Sócrates Guimarães; a procuradora-geral do Estado, Janete Melo, e o também procurador do Acre, João Paulo Setti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *