terça-feira, maio 21, 2024
Meio Ambiente

Licenças para desmatar propriedades são usadas para especulação

Licenças para desmatar propriedades no Cerrado são usadas para especulação imobiliária na região do Matopiba, área de maior pressão sobre o bioma. E o governo quer evitar isso. 

Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, os estados da região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia –  estão repassando à pasta informações sobre desmatamento. E dessa forma foi identificado esse uso especulativo de terras com autorizações de tempo prolongado. 

A ministra Marina Silva participou nesta segunda-feira (11) do lançamento do plano manejo, ou de uso da terra, do Parque Nacional de Brasília. Em comemoração ao Dia do Cerrado, ela e o presidente do ICMBio, Mauro Pires, plantaram um ipê no parque. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os alertas de desmatamento no Cerrado subiram 20% entre janeiro e agosto deste ano. 

Hoje, apenas 7,5% dos 2 milhões de km2 do bioma estão protegidos em unidades de conservação. Pires afirmou que está em estudo a criação de novas unidades, em especial onde o desmatamento cresce rápido. 

Outra ação para o Cerrado é a criação do Plano de Proteção e Combate ao Desmatamento, que vai para consulta pública nesta quarta-feira. 

Meio Ambiente Brasília 11/09/2023 – 15:15 Paula Castro / Alessandra Esteves Gabriel Brum – Repórter Rádio Nacional Desmatamento especulação imobiliária Dia do Cerrado Cerrado segunda-feira, 11 Setembro, 2023 – 15:15 1:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *