sexta-feira, maio 24, 2024
Meio Ambiente

Lula assina projeto para aumentar oferta de combustíveis limpos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (14)  um projeto de lei pra aumentar a oferta de combustíveis limpos no país. O documento agora segue para análise do Congresso Nacional.

A proposta é estimular a mobilidade sustentável de baixo carbono no país, ou seja, o uso de combustíveis com menor impacto ambiental. Entre as medidas, está o aumento dos atuais 27% de etanol na gasolina para 30%; é o chamado combustível E30.

De acordo com o governo, a mudança vai trazer aos motores mais eficiência energética e ambiental porque isso melhora a gasolina e reduz as emissões de carbono que provocam o aquecimento global. Ou seja, ganham o meio ambiente e o consumidor.

Será criado, também, o programa nacional de diesel verde. Isso pra diminuir a dependência do país dos combustíveis derivados do petróleo. E o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação que deve transformar o Brasil no maior fornecedor do mundo de combustível sustentável para o setor, a partir do etanol.

O projeto também quer regulamentar a captura e estocagem de carbono. A atividade armazena gases do efeito estufa em reservatórios geológicos, como bolsões onde não há mais petróleo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou do valor que deve ser investido no programa, caso o projeto seja aprovado pelo Congresso.

De acordo com o presidente Lula, o projeto Combustível do Futuro pode transformar o país no líder mundial de biocombustíveis.

Segundo o governo, se o projeto for aprovado pelo Congresso, o Brasil terá uma das leis mais modernas do mundo em termos de descarbonização.

Meio Ambiente Brasília 14/09/2023 – 17:23 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Oussama El Ghaouri – Repórter Rádio Nacional Biocombustíveis baixo carbono Projeto Combustíveis quinta-feira, 14 Setembro, 2023 – 17:23 2:36

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *