quarta-feira, maio 22, 2024
Meio Ambiente

No Rio Grande do Sul população se esforça para reconstruir as cidades

O clima em Roca Sales, cidade de pouco mais de 10 mil habitantes, é de reconstrução. O município foi um dos mais atingidos pelas enchentes causadas pelo ciclone que atingiu o sul do país. Ao longo do dia, população e maquinários concentraram esforços para retirar entulho e limpar as casas. Gilson Vargas, morador da cidade há 34 Anos, conta que já presenciou outras enchentes, mas nenhuma como essa. A água chegou a atingir a altura do teto e derrubou parte da pequena residência de madeira onde ele mora. Agora, Gilson diz que está focado em reconstruir a vida.

A solidariedade tem sido uma marca forte depois da passagem do ciclone. Voluntários de outras partes do Rio Grande do Sul estão vindo para somar forças na retomada de ritmo da cidade, doando tempo e disposição para ajudar a desobstruir as ruas.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, ressaltou que o Governo Federal também vai ajudar na recuperação do estado.
Pelo menos 87 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados e por isso, o Ministério Público abriu um inquérito para apurar responsabilidades na falta de ações preventivas que poderiam ter amenizado os estragos e prejuizos á população. Até o momento, mais de 3 mil pessoas perderam suas casas e cerca de 10,5 mil estão desalojadas. Já são 41 mortes e 46 desaparecidos em todo o estado. A estimativa da Confederação Nacional de Municípios é de que o prejuízo causado pelo ciclone seja superior a R$ 1,3 bilhão.

Meio Ambiente Em Roca Sales moradores retiram entulhos e limpam as casas Roca Sales – Rio Grande do Sul 10/09/2023 – 10:42 Beatriz Arcoverde Anna Luiza Praser – Repórter da TV Brasil Enchente no RS Alagamentos ciclone no Rio Grande do Sul domingo, 10 Setembro, 2023 – 10:42 2:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *