terça-feira, maio 21, 2024
Mais destaques

UPAs da Sobral e do 2º Distrito de Rio Branco alcançam recordes de atendimento em 2023

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados médicos de emergência e atendimento ambulatorial à população, sendo o elo entre atenção básica e atendimento terciário (alta complexidade).

Em 2023, as UPAs da Sobral e do Segundo Distrito de Rio Branco, sob a gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), têm se destacado pelos números de atendimento e pela qualidade dos serviços oferecidos.

Localizada na Avenida da Sobral, a UPA Franco Silva/Sobral é uma unidade de média complexidade que integra a rede de Urgência e Emergência. Ela oferece uma ampla gama de exames, incluindo eletrocardiograma, raio-x e exames laboratoriais. O que chama a atenção é o volume significativo de atendimentos que a UPA realiza: em média, 400 pacientes a cada 24 horas e um total de 10 mil pacientes por mês.

Além disso, a UPA Sobral abriga vários núcleos que desempenham funções cruciais no apoio à saúde pública. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) oferece cursos e capacitações para os servidores, garantindo a melhoria contínua dos serviços. O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (NASTT) cuida da saúde dos trabalhadores, enquanto o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) zela pela segurança dos pacientes na unidade. O Núcleo de Regulação (NR) desempenha um papel fundamental ao encaminhar pacientes para hospitais de alta complexidade, e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH) é responsável por notificar doenças compulsórias. Por fim, o setor de Humanização é dedicado a proporcionar um ambiente acolhedor para servidores e pacientes.

Simone Prado, gerente-geral da UPA Franco Silva/Sobral, ressalta a importância desses números e da equipe que trabalha incansavelmente para garantir um atendimento de qualidade na unidade. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Simone Prado, gerente-geral da UPA Franco Silva/Sobral, ressalta a importância desses números e da equipe que trabalha incansavelmente para garantir um atendimento de qualidade na unidade. Ela destaca: “Nossa UPA é um pilar fundamental na assistência à saúde na região da Sobral e estamos comprometidos em oferecer cuidados de excelência a todos os que nos procuram.”

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito

A UPA do 2º Distrito, por sua vez, tem se destacado como a maior UPA do estado do Acre em 2023. De janeiro a agosto deste ano, a unidade realizou 133.312 consultas e 264.635 serviços de laboratório. Ao todo, foram realizados 509.373 procedimentos, dentre eles atendimentos clínicos, pediátricos, traumáticos e odontológicos, assim como realização de exames complementares como raio-x, eletrocardiograma, dentre outros.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito. Foto: Odair Leal/sesacre

Ádalo Lima, gerente de assistência da UPA do 2º Distrito, compartilha alguns dos desafios enfrentados pela unidade em 2023. Ele salienta: “Somos qualificados como UPA porte três, estruturalmente a maior do estado. Iniciamos 2023 com uma média de 500 a 600 atendimentos por dia, principalmente devido às enchentes que nos tornaram referência no atendimento às vítimas. Em seguida, enfrentamos a fase das síndromes respiratórias, o que elevou nossa demanda. Chegamos a atender quase setecentas pessoas em um único dia.”

Ádalo Lima, gerente de assistência da UPA do 2º Distrito. Foto: Cedida

Para lidar com essa demanda crescente, a UPA do 2º Distrito implementou diversas adaptações, incluindo a criação de uma unidade específica para síndromes respiratórias, chamada de Unidade Sentinela. Também foram estabelecidos novos fluxos de atendimento e um aumento no número de médicos, resultando em uma melhoria na assistência.

Foram estabelecidos novos fluxos de atendimento e um aumento no número de médicos, resultando em uma melhoria na assistência da UPA do 2º Distrito. Foto: Odair Leal/Sesacre

Ádalo Lima enfatiza a importância do foco na humanização e no acolhimento, além do compromisso com a política de humanização e priorização do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Ambas as UPAs continuam desempenhando um papel crucial no sistema de saúde do Acre, demonstrando resiliência e dedicação em face aos desafios constantes. Com equipes comprometidas e aprimoramentos contínuos, essas unidades continuam a ser pilares fundamentais no atendimento à saúde da população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *