Prefeito Tião Bocalom supervisiona obras de restauração na Rua Joaquim Macedo
Fabiano Azevedo para o Site Amazônia Agora
Obra solucionará problema de desbarrancamento que persistia por 18 anos, trazendo alívio para moradores e condutores
O prefeito Tião Bocalom não mediu esforços ao vistoriar, nesta segunda-feira (16), os trabalhos de restauração na Rua Joaquim Macedo, situada no bairro Placas, em Rio Branco. A via, há quase duas décadas comprometida por desbarrancamentos, representava um constante risco para os moradores e transeuntes da região.
Com os avanços notáveis nos trabalhos, a conclusão da obra está prevista para os próximos dias. Foram realizados serviços de terraplanagem, além da instalação de uma manta para evitar futuros deslizamentos de terra. Posteriormente, o local será aterrado novamente, culminando na aplicação da camada asfáltica.
Doris Cristina Souza, cuja residência encontra-se de frente para a área em intervenção, compartilhou os inúmeros prejuízos causados pelo desbarrancamento, que incluíam acidentes e a desvalorização das propriedades na região.
“Outras gestões vinham aqui e só olhavam, aconteciam muitos acidentes aqui, a gente via a hora levar toda a rua e a gente ficar sem acesso. Agora estamos com muita esperança, pois estamos vendo que não é só trabalho paliativo, a prefeitura está realmente resolvendo o problema do desmoronamento. Estamos vendendo a casa dos meus pais pra leva-los para perto de nós, pois são idosos, e agora a casa deles vai valorizar mais para venda”, disse.
Conforme destacou o prefeito Tião Bocalom, o projeto inicial da obra ultrapassava a marca dos R$ 7 milhões. Entretanto, com ajustes estratégicos, os custos da reconstrução da rua não devem sequer alcançar R$ 500 mil. O prefeito questionou o porquê de administrações anteriores não terem tomado medidas para solucionar o problema.
“Não sei porque outros prefeitos não resolveram o problema, que pelo que estou vendo, o projeto que tinha era caríssimo, chamei o Assis (diretor da Emurb) e pedi para ele ver a obra e conseguimos reduzir esse valor. Não sei se os outros prefeitos se assustaram com o projeto ou se não quiseram fazer mesmo. Nós estamos fazendo isso, estou muito feliz”, destacou.
Bocalom frisou, ainda, que a conclusão da obra permitirá que os ônibus trafeguem pela rua, eliminando a necessidade de desvios no bairro, o que resultava em viagens mais longas para os passageiros.