script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-2913509317834347" crossorigin="anonymous"> Volume de chuvas deve subir no Rio Grande do Sul por conta do El Niño
sexta-feira, junho 14, 2024
Meio Ambiente

Volume de chuvas deve subir no Rio Grande do Sul por conta do El Niño

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, alerta que o El Niño ainda não atingiu a intensidade máxima e não descarta que situações como o do ciclone registrado na semana passada no Rio Grande do Sul possam se repetir nos próximos meses. A previsão é de chuvas acima da média para o Sul do Brasil, pelo menos até novembro.

De acordo com centro, um sistema frontal com características quase estacionárias foi o principal responsável pelas precipitações históricas que desencadearam as inundações no estado. Cerca de 100 municípios gaúchos foram atingidos.

Uma frente fria, que se originou na Argentina e estacionou sobre o estado, aliada a um sistema de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, motivaram as precipitações de quase 300 milímetros.

Um dos efeitos do El Niño no padrão climático regional para a América do Sul é o aumento das chuvas no Sul do Brasil e de seca nas regiões Norte e Nordeste. O fenômeno altera o comportamento dos sistemas frontais, que são regiões de encontro de massas de ar quentes e frias e que estão associadas à ocorrência de chuva.

 

Meio Ambiente Previsão é de chuvas acima da média para o Sul do Brasil até novembro Brasília 16/09/2023 – 08:00 Pedro Lacerda – Repórter da Rádio Nacional Desastre Natural Chuvas El Niño sábado, 16 Setembro, 2023 – 08:00 1:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *