sexta-feira, abril 12, 2024
Meio Ambiente

Incêndio atinge rodovia Transpantaneira e mobiliza Corpo de Bombeiros

A rodovia Transpantaneira, uma das portas de acesso ao Pantanal, no Mato Grosso, foi atingida por um grande incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 militares seguiam no combate ao incêndio na região de Porto Jofre, nessa quinta-feira (16).

Os agentes atuam também no Parque Estadual Encontro das Águas. Ibama e ICMBio apoiam as operações.

Um vídeo nas redes sociais mostra o momento em que um motorista passa pelo trecho tomado pelo fogo e pela fumaça. O céu chega a ficar vermelho.

A ONG SOS Pantanal postou que o fogo se aproximou de uma vila de pescadores e de pousadas nessa quarta-feira.

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, diz que o combate começou já nessa quarta e que mais R$6 milhões devem ser liberados para as ações ainda em novembro.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os primeiros pontos de incêndio no Parque Encontro das Águas foram detectados pelos bombeiros na segunda-feira. A causa seriam as altas temperaturas no estado, que passaram dos 40 graus, e fortes ventos.

De acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da UFRJ, mais de um milhão de hectares do Pantanal foram queimados desde janeiro, cerca de 7% do bioma, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Meio Ambiente Brasília 16/11/2023 – 23:22 Roberto Piza / Pedro Lacerda Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional queimadas incêndio pantanal Mato Grosso quinta-feira, 16 Novembro, 2023 – 23:22 1:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *