sábado, fevereiro 24, 2024
Destaques

Fundação Hospitalar retoma cirurgias bariátricas em pacientes obesos

A Fundação Hospitalar do Acre voltou a realizar cirurgias bariátricas nesta terça-feira, 17. A cirurgia é considerada o último recurso para pessoas obesas e super obesas, sendo recomendada quando o paciente não consegue mais emagrecer por outras vias alternativas. São pacientes que costumam ter comorbidades e que têm indicação médica do procedimento cirúrgico.

 

O retorno das cirurgias foi possível graças à aquisição de 55 kits cirúrgicos. Conforme o coordenador do setor de obesidade, Alysson Morais, a Fundação Hospital vai operar cerca de dois pacientes por semana. “Este é apenas a chegada do primeiro pedido que vai garantir a cirurgia de 55 pacientes. Temos uma demanda reprimida, mas estamos trabalhando para dar conta dessa demanda de forma mais célere possível”, afirma.

 

Alysson explica ainda quais são os critérios que podem levar uma pessoa ao procedimento de cirurgia bariátrica. “A cirurgia é para pessoas que apresentam IMC acima de 40, com ou sem comorbidades e que já passaram sem sucesso por outros tratamentos. Também para pessoas com IMC acima de 35 com comorbidades como risco cardiovascular, diabetes, hipertensão, apneia do sono e outras doenças”, diz.

 

Para participar do programa de Obesidade da Fundhacre, o paciente precisa apresentar o Cartão do SUS, Cartão da Fundhacre e um encaminhamento de um médico da rede pública de saúde destinado à avaliação de cirurgia bariátrica, contendo to cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e a especificação das comorbidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *