quarta-feira, maio 22, 2024
Mais destaques

Queima de lixo causa incêndio de grandes proporções no interior do Acre

Um incêndio atingiu, nessa segunda-feira (18), um terreno baldio no bairro Liberdade, em Epitaciolândia, no interior do Acre. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi provocado por uma queima que lixo. As chamas se alastraram pelo local. Ninguém ficou ferido.

Os militares do Corpo de Bombeiros e da Força Nacional usaram 13,5 mil litros de água para conter as chamas. No local, cerca de nove militares trabalharam por mais de 4 horas para apagar o fogo, que por pouco não atingiu casas de madeira e um condomínio.

Corpo de Bombeiros e Força Nacional atuaram no combate às chamas, que durou mais de 4 horas — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Corpo de Bombeiros e Força Nacional atuaram no combate às chamas, que durou mais de 4 horas — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

A comandante da guarnição que estava de serviço, sargento Nangela Luna contou que durante o combate, eles encontraram animais mortos e ainda conseguiram resgatar um filhote de paca de rabo, que foi entregue ao Ibama e deve ser encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Rio Branco.

“Começou por volta das 18 horas e conseguimos terminar já era mais de 22h, era uma área muito grande e próxima a várias residências. A informação que tivemos é que foi uma pessoa que queria limpar uma parte do terreno com fogo e acabou perdendo o controle. Como a vegetação está muito seca nesse período e tem bastante vento, é muito fácil de perder o controle das chamas. Por isso, nossa orientação é que jamais coloquem fogo nas propriedades, mesmo que seja um pouco de lixo, tem os pontos de coleta da prefeitura, tem caixas de lixo”, disse a sargento.

Queima de lixo causou incêndio de grandes proporções em Epitaciolândia — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Queima de lixo causou incêndio de grandes proporções em Epitaciolândia — Foto: Alexandre Lima/Arquivo pessoal

Queimadas

 

Em 19 dias de setembro, o Acre registrou 1.765 focos de queimadas, segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é 27,2% maior que o registrado em todo o mês de agosto.

Em todo o mês de agosto deste ano foram contabilizados 1.388 focos no estado, sendo que em julho tinham sido 212 focos de queimadas.

Apesar da alta em relação ao mês de agosto, o número de focos de incêndio reduziu em 65% na comparação com o mesmo período de 2022. Nos 19 primeiros dias de setembro do ano passado o Acre teve 5.043 focos.

Entre as cidades acreanas com maiores números de focos de queimadas neste mês de setembro estão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *