sábado, dezembro 2, 2023
M de Mulher

Massagem ayurvédica: saiba como funciona a técnica de relaxamento feita com os pés

Ayurveda é uma filosofia milenar que guia a busca pela cura do indivíduo através do alinhamento entre a energia e harmonia do corpo. Entre as diversas técnicas inseridas na medicina indiana está a massagem ayurvédica, que deixa aquela sensação de relaxamento e ainda oferece benefícios mentais e físicos.

Para trazer mais detalhes, o gshow conversou com Julle Havva, terapeuta que aplica o método YMA (Yoga Massagem Ayurvédica).

A origem da YMA e como funciona

 

Julle, que já atendeu artistas como Preta Gil e Gominho, explica que a massagem ayurvédica pode ser feita com base em vários métodos. A especialista é adepta da técnica Kusum Modak, mestra indiana que desenvolveu, nos anos 80, uma metodologia original para gerar bem-estar e tratar doenças.

“Ela é a criadora e mensageira de tradições da Índia. A mestra uniu posturas do yoga com a massagem tradicional indiana: isso aconteceu em 1988 e já alcançou todos os continentes.”

 

A YMA começa com toques lentos e profundos, utilizando óleos naturais e um pó chamado cálamo. Extraído de uma planta medicinal, o cálamo tem propriedades estimulantes, analgésicas, auxilia no funcionamento do pulmão e em questões relacionadas ao emocional.

Apesar de também ser feita com as mãos, Julle explica por que o uso dos pés pode ser mais eficaz em alguns casos:

“A gente executa deslizamentos, trações e pressões no corpo da pessoa. Os pés conseguem estimular de forma mais profunda a musculatura das costas, dos braços e das pernas. A massagem é feita em um colchão, no chão ou utilizando um banco para apoio durante as posturas com os pés”, explica.

 

Benefícios para a saúde física e mental

 

feita com pés e mãos, a YMA oferece benefícios físicos, emocionais e estimula a circulação sanguínea — Foto: Arquivo pessoal

feita com pés e mãos, a YMA oferece benefícios físicos, emocionais e estimula a circulação sanguínea — Foto: Arquivo pessoal

Receber aquela massagem bem-feita por si só já renova as energias, né? Mas Julle garante que a Yoga Massagem Ayurvédica vai além, oferecendo um pacote completo de benefícios para o corpo e a mente!

“Ela não é apenas uma massagem relaxante, mas um convite para entrega, acolhimento, autoconhecimento e respeito”, declara.

 

  • Auxilia nos aspectos físicos: melhora a coordenação muscular, o alinhamento da coluna, aumenta a energia corporal e alivia dores musculares e nas costas.
  • Ajuda no controle de questões mentais e emocionais: reduz sintomas depressivos, diminui as crises de pânico, melhora a qualidade do sono.
  • Melhora a respiração .
  • Alivia dor de cabeça e enxaqueca.
  • Ótimo aliado no tratamento de quadros fisiológicos e na estimulação da circulação sanguínea.
  • Como um dos princípios da Ayurveda é “facilitar a reconexão da mente e espírito, a observação. do próprio corpo e das suas necessidades (até então inconscientes)”, também pode auxiliar na parte espiritual.

 

“Nos meus atendimentos, é muito comum o relato de pacientes que percebem dores em lugares que não percebiam antes, não sabiam que estavam doloridos ou que, ao final da sessão, têm a sensação do corpo, de toda a musculatura e as articulações estarem no lugar certo.”

 

Diferenças entre outras técnicas

 

Diferentes de outras técnicas, a sessão de YMA não é padronizada e atende cada necessidade do paciente — Foto: Pexels

Diferentes de outras técnicas, a sessão de YMA não é padronizada e atende cada necessidade do paciente — Foto: Pexels

Julle detalha que a sessão de YMA não é padronizada, como outras técnicas de massagem. Ela é preparada de acordo com a necessidade objetiva e subjetiva de cada pessoa, atuando de forma intensa e profunda nos pontos em que o especialista identifica como prioritários para tratar estas questões.

Orientações da especialista

 

Por se tratar de uma massagem mais intensa, é sempre válido ter uma liberação médica para casos com alguma questão especial. Mas, de maneira geral, a terapeuta comenta que não há contraindicações para realizar a YMA, exceto para casos de lesão ou dor aguda:

O método conta com mais de 120 posturas, então algumas devem ser evitadas de acordo com os problemas do paciente, mas sempre teremos posturas viáveis que respeitam as limitações. Por exemplo, em gestantes, a gente pode trabalhar, em decúbito dorsal (deitada), as pernas, braços, pés, mãos e cabeça. Já os pacientes com alguma dor ou inflamação aguda, o indicado é esperar essa lesão diminuir para então trabalhar a articulação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *