segunda-feira, abril 22, 2024
Economia

China promete intensificar supervisão do mercado de minério de ferro após salto nos preços

Órgãos regulatórios na China prometeram intensificar a supervisão do mercado de minério de ferro local e alertaram operadores a não especular ou impulsionar os preços da commodity, segundo comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira, 23. O anúncio veio após recentes saltos nos preços do minério.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), principal órgão de planejamento chinês, afirmou que os reguladores se reuniram com alguns operadores de minério de ferro e empresas do mercado de futuros.

Reguladores pediram às empresas que não exagerem nos aumentos de preços ou façam estoques de minério. Elas também foram orientadas a não fazer movimentos especulativos ou manipular o mercado futuro, de acordo com o comunicado. Não há detalhes sobre as empresas que participaram da reunião.

Ainda segundo o comunicado, a CNDR e outros reguladores – a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China – irão acompanhar o mercado de perto e reprimir eventuais violações.

Após o comunicado, o contrato futuro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian passou a cair e, por volta das 2h55 (de Brasília), era negociado a 970 yuans (US$ 135,56), com queda de 1,5%.

Leia Também: Com dividendos de mais de R$ 100 bi, Petrobras se apresenta como ‘vaca leiteira’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *