sexta-feira, abril 12, 2024
Destaques

Vacinação contra a gripe é aberta para população em geral no Acre; Saúde promove Dia “D” no sábado (25)

A vacinação contra a gripe já está aberta para a população em geral no Acre. A campanha começou no último dia 13 e segue até 15 de dezembro. No próximo sábado (25), as equipes de vacinação vão estar mobilizadas para atender o público nas unidades de saúde durante o ‘Dia D’.

Apenas dos grupos prioritários, mais de 300 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe no Acre até 15 de dezembro. Essa é a meta da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre).

“Já abrimos aqui no Acre para a população em geral, então, todas as pessoas que tenham interesse, a partir dos seis meses de idade, podem se vacinar, procurar uma unidade de saúde. Mas, lembre-se: se você é um adulto que não faz parte do grupo prioritário, não se vacine sozinho. Leve a criança da casa, o idoso, a gestante porque esse público de cara com a doença tem menos chance de se salvar que a gente”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre, Renata Quiles, em entrevista à Rede Amazônica Acre nesta quinta-feira (23),

LEIA TAMBÉM:

 

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) mudou o calendário vacinal na região Norte para acompanhar o clima tropical e amazônico, que se diferencia de outras regiões do Brasil que passam por outro tipo de estação, podendo assim, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes da gripe.

Por isso, a campanha iniciou no último dia 13 e segue até 15 de dezembro. O Inverno Amazônico é conhecido como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região Norte.

Renata acrescentou que a mudança do início da campanha era um pedido antigo da Saúde do Acre. Anteriormente, a campanha de imunização contra a influenza começa no mês de abril no Acre, acompanhado de outros estados.

“É mais uma tentativa de fazer a vacinação do jeito que deve se feita, como prevenção. Não adianta vacinar a população acreana em abril, se o período de perigo já passou. Então, precisamos vacinar nossa população, principalmente os grupos prioritários, antes do período chuvoso para que, antes da circulação do vírus, a gente está protegido. É uma estratégia que, graça a Deus, em 2023 o Ministério da Saúde nos ouviu e nos atendeu”, reforçou.

Campanha de vacinação segue até dezembro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Campanha de vacinação segue até dezembro — Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.

Entre os grupos prioritários para vacinação estão:

  • Idosos com 60 anos e mais
  • trabalhadores da saúde
  • crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade
  • gestantes e puérperas
  • povos indígenas
  • professores
  • pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente
  • caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários
  • profissionais das forças de segurança e salvamento
  • profissionais das Forças Armadas
  • funcionários do sistema de privação de liberdade
  • população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *