sexta-feira, abril 12, 2024
Mais destaques

Fundhacre já realizou mais de 29 mil exames em 2023, incluindo mutirões em diversas especialidades

Visando ao cuidado, atenção e saúde da população, o governo do Estado, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por intermédio do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (Sadt) realizou, nos dois semestres de 2023, mais de 29 mil exames em diversas modalidades.

Fundhacre realiza mais de 29 mil exames no ano, incluindo mutirões em diversas especialidades, como a de doppler. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A chefe do Sadt, Patrícia Oliveira, conta que o setor é responsável pela realização de exames complementares das linhas de cuidado da atenção básica e especializada e tem como objetivo apoiar a execução de um diagnóstico assertivo, além de realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes.

“Esses serviços estão disponíveis para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorrem durante toda a semana, nos períodos da manhã e tarde, além de atendimentos aos sábados”, relata Patrícia.

“Sempre sou bem acolhida, sou atendida rápido, não tenho do que reclamar”, afirma a aposentada Alicia Maria Gomes Lopes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para a aposentada Alicia Maria Gomes Lopes, residente em Rio Branco, o atendimento é sempre acolhedor. A paciente faz tratamento de hepatite C há mais de um ano. “Me dirijo a Fundhacre a cada três meses, onde realizo exame de rotina para tratamento de hepatite. Sempre sou bem acolhida, sou atendida rápido, não tenho do que reclamar”, afirma.

Mutirão na especialidade de espirometria. Foto: Gleison Luz/Fundhacre


Mutirões de exames

Um grande diferencial do ano foram os mutirões de exames promovidos pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico. A população do estado foi contemplada com a realização de exames nas especialidades de espirometria, eletroencefalograma, colonoscopia e doppler arterial e venoso.

Paciente realiza exame de eletroencefalograma durante mutirão. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Trabalhamos sempre com o intuito de atender a nossa população. Essas ações contribuem para que o serviço em saúde seja proporcionado a todos que aguardam seu exame, assim ajudando a desafogar as filas”, destaca Patrícia.

A ultrassom doppler é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo nas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue aos braços e pernas. Somente dessa qualidade, foram realizados 2.857 exames desde o início do ano.

Foram realizados no ano mutirões de exames em espirometria, eletroencefalograma, colonoscopia e doppler arterial e venoso. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Faço tratamento de trombose aqui na Fundação, e esse exame pra mim é muito importante. Estou feliz com o mutirão”, contou a paciente Luciane Xavier, que aguardava pelo exame de doppler arterial e venoso.

Patrícia Oliveira relata que a Fundação tinha uma demanda reprimida de mais de quatro mil solicitações, e que foi possível reduzir mais da metade da fila.

Exames oferecidos pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico

– Eletroencefalograma;

– Broncoscopia;

– Eletroencefalograma com sedação;

– Ecocardiograma transtorácico;

– Eletrocardiograma;

– Gastrostomia percutânea;

– Eletrocardiograma com sedação;

– Raio-x do tórax;

– Endoscopia com ligadura elástica esofágica;

– Endoscopia com esclerose;

– Ultrassonografia de carótidas;

– Ultrassonografia de partes mole e músculo esquelético;

– Todas as ultrassonografias (USG);

– Ligadura elástica de hemorroida;

– Punção aspirativa PAF (só de tireoide);

– Tomografia para pacientes internados;

– Ultrassom doppler arterial e venosa;

– Endoscopia;

– Videolaringoscopia;

– Colonoscopia;

– Espirometria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *