domingo, março 3, 2024
Concurso | Emprego

PM SC divulga edital para contratação de 482 servidores

Está no ar o processo seletivo PM SC (Polícia Militar do Estado de Santa Catarina), regido pelo edital nº 041/CCP/2023, voltado para a reposição de 482 vagas temporárias no quadro de voluntários ao Serviço de Auxiliar Temporário. Esse Serviço é composto pelos chamados Agentes Temporários de Serviços Administrativos.

continua depois da publicidade

A iniciativa visa fornecer pessoal necessário ao atendimento das demandas das Centrais de Emergências, Centrais de Vídeo-monitoramento e Serviços Internos nas Organizações Policiais Militares – OPM. Eles realizam o atendimento de ligações telefônicas ao número de emergência 190 nas Centrais de Emergência.

Processo seletivo PM SC: lotação e auxílio mensal

A prestação dos serviços temporários será desenvolvida pelos contratados em jornada de 40 horas semanais. O tempo de duração contratual é de um ano, mas há chance de prorrogação por igual período, desde que isso seja do interesse da PM SC.

O valor do auxílio mensal, que tem natureza indenizatória, é de R$ 2.448,00 no primeiro ano, mas, havendo renovação do contrato, será de R$ 2.604,00. Lembre-se de que isso não gera vínculo empregatício, nem obrigação trabalhista, previdenciária ou qualquer outra.

continua depois da publicidade

Das 482 vagas disponibilizadas, 457 são de ampla concorrência e 25 são destinadas a pessoas com deficiência. A lotação será nas cidades de Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Herval d’Oeste, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão.

Processo seletivo PM SC: requisitos e inscrições

Para poder participar do processo seletivo PM SC, é importante ter:

  • Nacionalidade brasileira e mais de 18 anos;
  • Se do sexo masculino, enquadrar-se entre os que excederem às necessidades de incorporação nas Forças Armadas ou que delas já tenham sido desincorporados;
  • Ter boa saúde;
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Estar comprovadamente desempregado;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais; e
  • Possuir ensino médio.

A inscrição pode ser feita na página de concursos da PM SC, registrando-se, se for o primeiro acesso, ou fazendo o login, caso já tenha se cadastrado. O período de candidatura é de 24 de outubro a 12 de novembro de 2023.

continua depois da publicidade

Como será a classificação no processo seletivo PM SC

A classificação no processo seletivo da Polícia Militar catarinense será orientado pela nota do ENEM. Por isso, é importante atentar para o que o edital menciona a este respeito:

No momento da realização da inscrição, o candidato deverá optar, como critério de classificação, pela nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de um dos seguintes anos: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, ou 2022. Deste modo deverá acessar o formulário próprio para atualização de suas informações, disponível no endereço eletrônico http://concursos.pm.sc.gov.br/ (…), dentro do período previsto (…), e preencher os campos com as respectivas notas referentes apenas ao ano escolhido (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação).

Saiba mais, inclusive quais serão as fases seguintes, consultando o regulamento completo, publicado na edição de 24 de outubro de 2023, página 27, do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.

continua depois da publicidade

Havendo dúvidas, contate a Comissão Geral de Concursos Públicos da Polícia Militar de Santa Catarina, pelo e-mail: dpcesiepselec@pm.sc.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *