Poliomielite: AC tem cidade com apenas 17% de menores de 1 ano imunizados contra a doença; capital tem 54%
A poliomielite não tem casos registrados no Brasil desde 1989. Porém, a imunização, principal ferramenta no combate à doença, vem registrando seguidas quedas desde 2019 no país. No Acre, a cidade de Rodrigues Alves registrou o menor índice de cobertura vacinal contra a pólio em crianças menores de um ano no primeiro semestre de 2023. De acordo com dados do Boletim Informativo de coberturas vacinais publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em agosto, o município teve apenas 17,2% do publico alvo alcançado.
Já a capital, Rio Branco, registrou 54,3% de cobertura nessa faixa etária. O maior índice foi alcançado no município de Xapuri, que teve 64%. Além de Xapuri, apenas um outro município superou os 60% de cobertura: Jordão, que teve 61,8%. Nessa faixa etária, a média do estado foi de 49%.
Entre crianças de um a quatro anos de idade, a situação é ainda mais preocupante. A cidade de Jordão alcançou 76,5% do público alvo, mas foi o único município nesta marca. A maioria dos locais ficou abaixo de 60%, e o menor índice também foi registrado em Rodrigues Alves, novamente com 17,2%. Rio Branco chegou a 47,6%. A média estadual chegou a 42%.
