segunda-feira, abril 22, 2024
Famosos

Uma caretice esse negócio de galã, diz ator que viverá filho de José Inocêncio em ‘Renascer’

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Renan Monteiro, 37, não viu “Renascer”, quando a novela foi exibida na Globo, em 1993. Ele também não pretende pesquisar sobre José Augusto, o filho mais velho de José Inocêncio, interpretado na primeira versão por Marco Ricca. Decidiu por uma composição mais intuitiva e quer se basear nas informações do roteiro de Bruno Luperi, neto e autor da nova versão da trama Benedito Ruy Barbosa.

“Quero ter liberdade de criação. Sei que meu personagem tem um arco dramático interessante, mas é uma história diferente e com outra família, outro olhar”, diz. “José Augusto foi interpretado por um ator branco na primeira versão e agora é um ator negro que vai dar vida a esse médico, formado numa universidade na capital e cheio de conflitos”, descreve.

Ele reforça as diferenças entre os personagens. Se na versão anterior, o personagem era casado com uma intersexo, agora é uma mulher trans. “Ainda não tive nenhum contato presencial com a Gabriela Medeiros, mas já trocamos mensagens e temos vários amigos em comum. Bateu a sintonia e sinto que vai ser uma parceria incrível”, observa o ator, que grava as últimas cenas da novela Reis, da Record.

Renan se define como heterossexual e se diz privilegiado por interpretar um personagem que vive uma relação amorosa com alguém com orientação sexual diferente da sua. “Estar dentro de um tema tão transformador é maravilhoso”, diz. “O conservadorismo no Brasil é enraizado no racismo, na transfobia, preconceito social, sexismo… Jogar luz em cima disso em uma novela é importante para a sociedade”.

Nascido e criado na comunidade do Vidigal, na zona Sul do Rio, Renan começou sua trajetória no grupo “Nós do Morro”. É amigo de Thiago Martins, Roberta Rodrigues e Marcelo Mello Jr e foi professor de Juan Paiva, que faz seu irmão João Pedro em “Renascer”. Ele já atuou na casa em “Caminho das Índias (2009)”, “A Regra do Jogo (2015)” e “Novo Mundo (2017)” e está ganhando agora o seu papel de maior destaque. Existe uma aposta de que ele possa ser um dos galãs da trama. Rótulo que não o assusta nem um pouco.

“Quando a gente se prepara para ser ator, a gente tem que estar preparado para todos os nichos, né? Mas…Estou pronto”, brinca. “Sou uma pessoa simples. Sou vaidoso e me preocupo em estar bem no físico e no mental. Na verdade, acho essa coisa de rotular um ator de galã, uma caretice”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *