Ranking da Uefa indica Gabriel Jesus como melhor jogador da Champions
3 mins read

Ranking da Uefa indica Gabriel Jesus como melhor jogador da Champions

gol marcado por Gabriel Jesus diante do Sevilla não garantiu apenas uma vitória importante para o Arsenal, mas também rendeu elogios ao brasileiro e até mesmo a liderança de um ranking de destaques da Liga dos Campeões. Um algoritmo da Uefa baseado em análise de dados coloca o atacante brasileiro como o melhor jogador da competição até agora.

Gringolândia destaca artilharia e desempenho de Gabriel Jesus: “Consolidadíssimo”

O ranking, que gera uma pontuação objetiva de acordo com estatísticas de desempenho dos atletas, traz Gabriel Jesus na ponta, com 127 pontos, à frente de astros como Haaland (118) e Bellingham (113). Entre os principais méritos do brasileiro estão os seis chutes no alvo e os 86% de precisão nos passes nos três jogos disputados, além dos três gols marcados – que fazem de Jesus o artilheiro do torneio até agora, junto a outros seis atletas.

Gabriel Jesus lidera ranking de desempenho da Champions — Foto: Reprodução/Uefa

Gabriel Jesus lidera ranking de desempenho da Champions — Foto: Reprodução/Uefa

Ranking de Performance da Champions 2023/24:

  1. Gabriel Jesus (Arsenal) – 127 pontos
  2. Haaland (Man. City) – 118
  3. Bellingham (Real Madrid) – 113
  4. Brais Méndez (Real Sociedad) – 112
  5. Julián Álvarez (Man. City) – 110
  6. Mbappé (PSG) – 97
  7. Morata (Atl. de Madrid) – 96
  8. Galeno (Porto) – 95
  9. João Félix (Barcelona) – 93
  10. Kane (Bayern de Munique) – 90

 

– É uma competição que gosto muito. Adoro todas as competições, porque amo jogar futebol. Mas não sei, desde o primeiro dia na Liga dos Campeões, a minha estreia, marquei gols. Ainda não ganhei, então estou em busca disso, desse troféu. Obviamente não é fácil, mas acho que temos que acreditar. Se não acreditarmos, não podemos estar aqui – disse Jesus sobre a Liga dos Campeões.

Segundo a Uefa, o algoritmo “monitora as exibições dos jogadores” para “criar rankings baseados em desempenho”. A análise leva em conta as posições atribuídas a cada atleta, e, assim, algumas estatísticas pesam mais de acordo com a posição (chutes a gol valem mais para atacantes, roubadas de bola valem mais para defensores). Jogos da fase de grupos têm o mesmo peso, que aumenta à medida do mata-mata.

Gabriel Jesus tem quatro gols pelo Arsenal na temporada — Foto: Getty Images

Gabriel Jesus tem quatro gols pelo Arsenal na temporada — Foto: Getty Images

Jogar 60 minutos, por exemplo, vale 5 pontos, e fazer um gol vale 9 – para todos os atletas. Para um defensor, passar o jogo sem levar gol vale 9 pontos, e levar um gol, -1. Enquanto para um atacante uma finalização no alvo vale 5, e perder uma grande chance, -2.

Estatísticas de Gabriel Jesus na Champions 2023/24:

  • 3 gols
  • 1 assistência
  • 6 chutes no alvo
  • 5 chutes fora do alvo
  • 10 dribles
  • 86,67% de passes certos
  • 118 vezes com a posse da bola
  • 5 recuperações de bola
  • 27.72km cobertos

 

Aos 26 anos, Gabriel Jesus voltou a ganhar espaço no Arsenal, depois de uma lesão o tirar dos gramados por mais de três meses no começo do ano. Na atual temporada, o brasileiro marcou quatro gols em 11 partidas pelo Arsenal, nas quais foi titular em sete oportunidades. Pela seleção brasileira, Jesus atuou em quatro partidas, sendo titular em uma delas, mas ainda não balançou as redes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *