sábado, fevereiro 24, 2024
Concurso | Emprego

CNU: resultado final do pedido de isenção será divulgado nesta terça-feira (06)

A análise recursal dos candidatos que tiveram seus pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) negados, e recorreram da decisão, teve fim nesta segunda-feira (05/02). A publicação do resultado final será realizada nesta terça-feira (06/02).

 

Ao programa A Voz do Brasil desta segunda-feira, a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cida Chagas, destacou o volume de pedidos realizados.

 

“Nós tivemos mais de 600 mil pedidos de isenção, e, até o momento, mais de 500 mil isenções confirmadas. Amanhã sai a informação de quais são as pessoas que de fato tiveram a sua isenção confirmada, porque nós tivemos um período em que as pessoas [que tiveram o pedido negado] puderam recorrer”, afirmou..

Publicidade

 

Os candidatos que tiveram seus recursos negados terão até o dia 9 de fevereiro, último dia de inscrição no certame, para efetuar o pagamento da inscrição e concorrer a uma das 6.640 vagas ofertadas pelos 21 órgãos que aderiram ao concurso.

 

Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$60. Têm direito à isenção as pessoas que estão no CadÚnico, fazem ou fizeram ensino superior pelo ProUni ou Fies, e doadores de medula óssea.

 

Segundo Cida Chagas, 1,5 milhão de pessoas já estão inscritas para o CPNU, porém muitos candidatos ainda não efetuaram o pagamento da taxa, seja por estarem aguardando o resultado final da solicitação de isenção, ou por falta de atenção aos prazos. “A inscrição só é confirmada após o pagamento do boleto”, reforçou.

 

Avaliação

 

A prova do dia 5 de maio será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

 

“A gente considera que é uma grande inovação, talvez, [um concurso] nesse formato, nesse desenho, o primeiro na administração pública do Poder Executivo Federal. As provas serão aplicadas em 220 municípios, isso, por si só, já é uma grande democratização do acesso a esses cargos”, concluiu a diretora do MGI.

 

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares, das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *